Hospital Estadual de Urgência e Emergência forma turma de brigadistas

Uma turma de 37 colaboradores que atuam nas áreas de Enfermagem, Manutenção, Higienização, Recepção e Segurança do Trabalho do Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória (ES), participaram voluntariamente da capacitação de Brigada de Incêndio e Eventualidades, realizada na 3ª CIA do Corpo de Bombeiros Militar, localizada na região metropolitana de Vitória.

O treinamento, com 20 horas, foi desenvolvido com atividades teóricas e práticas sobre primeiros socorros, o modo seguro e prático de manipular os extintores, as classes de incêndio existentes, entre outros temas.

Segundo a sargento do Corpo de Bombeiros Edivane Maria Mapelli, responsável pelo treinamento, o objetivo da capacitação foi orientar os colaboradores na identificação de um início de incêndio e para uma atuação segurança na assistência às pessoas. “A equipe teve oportunidade de conhecer técnicas básicas que permitirão alertar as pessoas, caso aconteça um possível princípio de incêndio”, afirmou.

Para a supervisora de Higienização do hospital, Elen Fernanda dos Santos Rodrigues, o aprendizado será importante tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal. “Agora eu sei como agir em situações emergenciais, inclusive, como tranquilizar as pessoas”, comentou.

O diretor-geral do Hospital Estadual de Urgência e Emergência, Paulo Santos, ressaltou que as informações adquiridas ampliaram o compromisso da unidade com a segurança. “A partir deste treinamento, os colaboradores brigadistas terão a oportunidade de proteger a integridade física dos usuários e dos colegas de trabalho, além de preservar o patrimônio público”, observou o diretor.

O treinamento atende a Portaria 3.214/78, da Norma Regulamentadora 23 da Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros, que determina a formação da equipe de brigada de incêndio. A capacitação aconteceu entre os dias 12 e 14 de setembro e 20 e 22 de setembro.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde