Hospital Estadual de Urgência e Emergência dá dicas de alimentação para evitar doenças relacionadas ao inverno

Temperaturas mais baixas deixam o organismo mais suscetível a doenças, como gripes e resfriados. A alimentação é uma importante aliada para o fortalecimento da imunidade.

O inverno é a estação do ano em que as pessoas costumam ter mais resfriados e gripes, já que o frio desse período deixa o organismo suscetível a essas doenças. Nessa época, é importante estar atento para a imunidade e optar por uma alimentação rica em nutrientes, além de manter os ambientes arejados e com boa circulação de ar.

A nutricionista Sabrina Viana Coelho, do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), gerenciado pela Pró-Saúde em Vitória, explica que alimentos, como couve, brócolis e espinafre são fontes ricas em ácido fólico e contribuem para o sistema imunológico. “Esses alimentos auxiliam na formação de glóbulos brancos, os responsáveis pela defesa do organismo”, ressalta.

Uma das dicas da profissional é preparar folhas verdes escuras cozidas no vapor, para manter as propriedades dos nutrientes. “Outra dica importante é consumir à vontade legumes e verduras, pois são grandes heróis no combate à baixa imunidade. A variedade de cores no prato representa mais proteção e saúde”, destaca a nutricionista.

No tempo frio, também é comum optar por consumir mais sopas. Porém, Sabrina Coelho alerta que é importante realizar o preparo com produtos frescos, evitando o uso de macarrão instantâneo. “Quando preparadas com alimentos ricos em nutrientes, as sopas se tornam uma fonte de energia para o organismo. Já os macarrões instantâneos não contribuem, tendo em vista que eles são ricos em sódio, elemento capaz de aumentar a pressão arterial e também o risco de problemas cardiovasculares”, explica a profissional do HEUE.

Já as frutas, como mexerica, goiaba, kiwi, mamão, laranja e manga são ricas em vitamina C. Elas atuam na formação de colágeno, que fornece resistência aos ossos, dentes e paredes dos vasos sanguíneos, contribuindo para a prevenção de doenças cardiovasculares e ajudando a prevenir gripes e resfriados.

Além da alimentação na época mais fria do ano, é importante ingerir bastante líquido. “No frio é comum beber menos na água, o que é um perigo, pois a redução afeta todo o corpo, em especial, o trato urinário, que se torna mais susceptível a infecções”, conclui Sabrina Coelho.

Alimentação adequada para o dia a dia

Com o frio, é comum prolongar o tempo na cama e pular a refeição mais importante do dia: o café da manhã. Um hábito que, segundo a nutricionista, não pode ser frequente. “Durante a noite, perdemos o estoque de nutrientes no nosso organismo e o nosso corpo requer reposição. Quando dispensamos o café da manhã, deixamos de fornecer energia, podendo afetar diretamente na nossa imunidade. Além disso, é uma oportunidade de comer mais no almoço, contribuindo para o ganho de peso”, alerta.

Confira algumas dicas importantes destacadas pela nutricionista do HEUE para manter o corpo saudável:

1 – Mantenha o organismo hidratado. Beba bastante água, sucos naturais e chás;
2 – Prefira temperar saladas cruas ou cozidas apenas com limão, azeite e ervas naturais;
3 – Sempre que possível opte pelo carboidrato integral;
4 – Evite alimentos como biscoito recheado, molhos prontos, salgadinhos em pacote;
5 – Garanta sempre uma porção de proteína de alto valor biológico, encontrada em carnes magras, peixes e ovos;
6 – Evite sucos industrializados, refrigerantes e bebida alcoólica;
7 – Faça atividade física sempre com acompanhamento de um profissional;
8 – Tenha um sono regular de, no mínimo, 8 horas por dia;
9 – Consuma muitas folhas, legumes e frutas para auxiliar no trânsito intestinal;
10 – Coma sem pressa, de preferência em um ambiente tranquilo.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde