Hospital Estadual de Urgência e Emergência cria Comitê de Sustentabilidade

Composto por membros de vários setores internos, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória (ES), criou o Comitê de Sustentabilidade. A iniciativa é parte da implantação do projeto “Sustentabilidade na Saúde”, lançado em junho deste ano, que buscar incorporar ao hospital protocolos reconhecidos a partir da certificação internacional, concedida pela GRI (Global Reporting Initiative).

A GRI é uma entidade sem-fins lucrativos sediada em Amsterdã, capital da Holanda, que estimula empresas públicas e privadas em todo o mundo a melhorarem seus desempenhos econômicos, sociais e ambientais a partir de protocolos de sustentabilidade. No Estado, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência será o primeiro entre as unidades públicas de saúde a buscar a certificação sustentável.

O Comitê de Sustentabilidade do hospital vai aplicar um conjunto de iniciativas estratégicas para otimizar custos e reduzir o impacto ambiental gerado pela unidade. Para alcançar esse objetivo, o plano é desenvolver ações simultâneas em seis campos de atuação: consumo racional de recursos hídricos, energéticos, impressos, materiais de uso dos pacientes, medicamentos e demais ações gerais de consumo consciente.

“O hospital vai evoluir para processos mais eficientes com impactos positivos nas despesas, mas a partir de uma nova cultura de trabalho, uma cultura sustentável, que vai muito além de uma simples economia”, explicou Marcelo Durante Bittencourt, gestor do Departamento de Implantação da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade responsável pela gestão do HEUE.

Todos os projetos em curso serão avaliados mensalmente pelo Comitê de Sustentabilidade, que vai elaborar um relatório para análise. “Em conjunto com a direção do hospital, vamos monitorar de perto todas as ações para que possamos alcançar o maior grau possível de eficiência”, acrescentou Bittencourt.

Durante a primeira reunião do grupo, que aconteceu no dia 26 de agosto, Bittencourt apresentou as atribuições destinadas ao Comitê, que é composto por 13 membros distribuídos nos setores de Manutenção, Almoxarifado, Farmácia, Engenharia Clínica, Recursos Humanos, Qualidade, Enfermagem, Gestão dos Serviços de Apoio, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), além da Coordenação da Sustentabilidade que presidirá a Comissão.

O diretor geral do Hospital Estadual de Urgência e Emergência, Paulo Santos, acrescentou que também será promovida uma série de ações para explicar e engajar colaboradores, pacientes e acompanhantes à implementação do projeto “Sustentabilidade na Saúde”.

“Cada membro terá um papel importante nesse Comitê. Por isso, é fundamental estimular e envolver todos os colaboradores e usuários nos trabalhos, pois o nosso objetivo é desenvolver um senso de comprometimento com a sustentabilidade dentro e fora do hospital”, acrescentou o diretor geral.

De acordo com Paulo, o “Sustentabilidade na Saúde” é uma das prioridades do hospital. Durante o lançamento do Comitê, também participaram a diretora Administrativa e Financeira Adriana Moraes, o diretor de Apoio Gerson Macagnan, o diretor técnico Altemar Paigel, o diretor Operacional da Pró-Saúde Enylo Farias, o diretor Assistencial Rosialdo Lobato e o gerente de Operações da sede da Pró-Saúde, Paulo Vinícius Viol.

Experiência

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 18 de dezembro do ano passado, por meio de um contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

“Sustentabilidade na Saúde” faz parte do conjunto de projetos desenvolvidos pela Pró-Saúde. A entidade já produziu o relatório GRI para o Hospital Municipal de Araucária (PR), em 2011 e 2012; para o Hospital Municipal de Cubatão (SP), em 2010 e 2011(SP); e para o Hospital e Maternidade Municipal São José do Ribamar (MA), em 2012. Outros projetos vinculados à sustentabilidade também foram implantados no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu e Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, ambos no Paraná.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde