Hospital Estadual de Urgência e Emergência alerta sobre riscos da hipertensão

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), unidade gerenciada pela Pró-Saúde, em Vitória, realizou, nessa segunda-feira (18), uma ação especial de orientação para pacientes, acompanhantes e colaboradores, sobre os riscos da hipertensão. A atividade foi realizada para destacar o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, instituído no dia 17 de maio.

A ação foi realizada pela equipe de Nutrição Clínica do HEUE que, por meio de um painel informativo e abordagens individuais, destacou pontos importantes para a prevenção e cuidados relacionados à doença como, alerta sobre o novo Coronavírus (Covid-19), destacando que a hipertensão é um dos fatores que mais agrava a doença, além da necessidade de uma alimentação saudável, livre do excesso de sal.

Segundo o Ministério da Saúde, um dos principais vilões da hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, é o sódio, principal componente do sal de cozinha. A pressão alta é uma doença crônica, caracterizada pelos níveis elevados de pressão sanguínea nas artérias.

A nutricionista do HEUE, Sabrina Viana Coelho, explicou que é importante se atentar para a quantidade de sal presente nas refeições diárias. “O sal está presente nos alimentos industrializados, por isso, é importante se atentar na quantidade que adicionamos na comida. O brasileiro ingere cerca de 12 gramas de sódio por dia, mais que o dobro do máximo sugerido pela Organização Mundial da Saúde, que é 5 gramas”, alertou.

Para Sabrina Viana Coelho, hábitos saudáveis associado à prática de exercícios físicos, impedem o avanço da doença. “Estamos em um período de distanciamento social e isso também contribui para a ansiedade de muitas pessoas. O recomendado é manter o equilíbrio emocional e observar o que é ingerido, se atentar a qualquer alteração no organismo e buscar ajuda médica”, acrescentou a nutricionista.

Dica para uma alimentação saudável 

Mudanças de hábitos na alimentação, como optar por preparar temperos caseiros, podem ajudar na diminuição do sal e, por consequência combater os efeitos da hipertensão.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde