Hospital de Urgência e Emergência vai reforçar Protocolo de Higienização das Mãos

Em tempos de gripe H1N1, ambientes fechados e cheio de pessoas não faz bem para ninguém. Esse foi o alerta dado pela infectologista e coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCHI), do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória (ES), em palestra ministrada na tarde de quinta-feira (5/5), no auditório da instituição, em razão do Dia Mundial de Higienização das Mãos.

No encontro, a infectologista explicou que o ato de lavar as mãos não pode ficar em segundo plano, principalmente no início e término de uma tarefa. “São regras de ouro, e devemos ser multiplicadores dessa informação valiosíssima”, alertou a especialista.

A infectologista explicou que os micro-organismos estão presentes em toda a parte, principalmente em locais não tão visíveis, como o teclado do computador e no aparelho celular, por exemplo. “Não é besteira. É indispensável lavar as mãos sempre antes das refeições e, pasmem, esse hábito não é praticado principalmente entre os adultos”, acrescenta.

Protocolo de Higienização das Mãos

Para evidenciar a importância da higienização das mãos e, consequentemente, reforçar a atenção dos colaboradores sobre a necessidade de lavar as mãos com frequência, a equipe da SCHI apresentou para os colaboradores o Protocolo de Higienização das Mãos, que será desenvolvido na unidade nos próximos dias.

A enfermeira da SCIH, Polianny Mação Campos, explicou que o trabalho de conscientização será mais aplicado diretamente nas áreas. “Vamos intensificar esse cuidado com palestras e abordagem nas áreas de atuações. O Protocolo de Higienização das Mãos vem reforçar o compromisso da unidade, que é oferecer um serviço de qualidade para seus usuários”, disse a enfermeira.

No final da apresentação, a equipe da SCIH ensinou o passo a passo para lavar corretamente as mãos.

Dicas importantes

* Ao espirrar ou tossir, cubra o nariz e a boca com lenço de papel. Na ausência do papel, utilize o antebraço, sem sujar as mãos;

* Se não for possível higienizar as mãos, evite tocar a boca, nariz e olhos;

* Não compartilhe lixa, cortador e alicate de unha — esses objetos podem acumular microrganismos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde