Hospital de Urgência e Emergência promove Semana de Segurança do Paciente

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, promove nessa semana, entre os dias 22 e 26 de abril, a segunda Semana de Segurança do Paciente. O objetivo é ampliar e refletir em cada profissional e usuário da Unidade a importância dos protocolos necessários para um atendimento de excelência ao paciente.

A ação faz parte da campanha “Abril pela Segurança do Paciente”, implantada pelo Ministério da Saúde, cujo o objetivo é sensibilizar profissionais, pacientes, acompanhantes e familiares sobre os cuidados com a saúde.

O foco da campanha são as seis metas internacionais de Segurança do Paciente: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração dos medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimentos e pacientes corretos; higienizar as mãos para evitar infecções; e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.

No primeiro dia do evento, um expositor foi instalado próximo ao refeitório, com demonstração da Meta 1 – Identificação: pulseira de identificação do paciente na cor branca, entregue assim que ele é admitido no hospital, cartaz com informações do paciente, fixado próximo ao seu leito.

Para tornar a ação mais participativa, as pessoas que passavam próximo ao expositor, eram convidadas a conhecer os processos de identificação correta do paciente com perguntas relacionadas ao assunto. Durante a Semana de Segurança do Paciente, as demais metas serão revistas entre os profissionais e usuários.

Uma das participantes da dinâmica foi a professora Rute Cristina de Queiroz. Ela, que acompanha a mãe há 45 dias no hospital, explicou que sempre observa as identificações e busca multiplicar o assunto com outros acompanhantes. “Esse tipo de trabalho é muito bom, pois a gente se sente inserido nos processos e, com isso, conseguimos acompanhar o tratamento, tendo oportunidade de tirar as dúvidas”, afirmou a professora.

Para a gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do HEUE, Luciene Rocha, inserir o usuário nos processos é uma oportunidade de ampliar a cultura de segurança do paciente. “É a partir do conhecimento que as pessoas se transformam em agentes de boas práticas, tornando a assistência mais participativa, segura e de qualidade”, afirmou.

Luciene acrescentou que a instituição conta com a Comissão de Segurança do Paciente, composto por profissionais das áreas assistencial e administrativa, que periodicamente realizam auditorias nas áreas, promovendo a educação continuada.

A Unidade é um hospital público, referência capixaba no atendimento ao trauma, administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

 

Confira a programação:

 

23/04 (terça-feira)

Horário 1: das 11h às 13h e 15h às 16h – Exposição com informativos e materiais para divulgação da Meta 2 e 3

Local: Na unidade, no espaço próximo ao Caixa Eletrônico

Horário 2: às 16h – Treinamento de Farmacovigilância, Hemovigilância e Tecnovigilância

Local: Auditório do Hospital

 

24/04 (Quarta-feira)

10h – Apresentação do Protocolo de Cirurgia Segura – Meta 4

– Teatro Representativo pela Segurança do Paciente

Local: Auditório

11h às 13h e 15h às 16h – Exposição com informativos e materiais para divulgação da Meta 4: Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente correto.

Local: Espaço próximo ao Caixa Eletrônico

16h – Treinamento de Farmacovigilância, Hemovigilância e Tecnovigilância

Local: Auditório

 

25/04 (Quinta-feira)

11h às 13h e 15h às 16h – Exposição com informativos e materiais para divulgação da Meta 6: Reduzir o risco de queda e lesão por pressão.

Local: Espaço próximo ao Caixa Eletrônico

16h – Cine Segurança do Paciente

Local: Auditório

 

26/04 (Sexta-feira)

11h às 13h e 15h às 16h – Exposição com informativos e materiais para divulgação da Meta 5: Higienização das mãos para evitar infecções

Local: Espaço próximo ao Caixa Eletrônico

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde