Hospital de Urgência e Emergência faz debate sobre cuidados paliativos

O alívio do sofrimento, o respeito pelo doente e seus familiares, o consolo dos sintomas e da dor, a busca pela autonomia e pela manutenção de uma vida ativa enquanto ela durar. Esses são alguns dos princípios mais importantes dos cuidados paliativos, tema que será debatido em um encontro interno no Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória, no dia 1º de setembro.

“Os pacientes têm direito a um atendimento digno em todos os momentos. O importante, em qualquer caso, é ter qualidade de vida”, ressalta a terapeuta ocupacional Synara Sampaio Novais, presidente da recém-criada Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Estadual de Urgência e Emergência.

O encontro será um momento de sensibilização. A Comissão de Cuidados Paliativos será apresentada aos profissionais que atuam na assistência e na ocasião, os profissionais também vão conhecer os conceitos relacionados ao tema e terão contato com experiências de outras instituições de saúde.

A Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Estadual de Urgência e Emergência é uma equipe multidisciplinar composta por médico, psicólogo, assistente social, nutricionista, enfermeiro, terapeuta ocupacional, farmacêutico, fisioterapeuta e fonoaudiólogo. Esses profissionais dedicam todo o tempo necessário ao paciente e seus familiares, para ajudá-los a entender a condição clínica do paciente, a opção de tratamento e atendê-los em outras necessidades.

 Segundo Synara, o paciente será avaliado a partir de protocolos definidos pelo manual elaborado pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP). O atendimento inclui acompanhamento da família e dos cuidadores pela equipe multidisciplinar, seguindo sempre o plano terapêutico traçado até a alta. A presidente da Comissão de Cuidados Paliativos explica que o plano terapêutico será elaborado de acordo com o quadro clínico do paciente, considerando a individualidade de cada caso.

 “As ações incluem medidas terapêuticas para o controle dos sintomas físicos, intervenções psicoterapêuticas e apoio espiritual ao paciente do diagnóstico até a alta. Para os familiares, as ações se dividem entre apoio social e espiritual e intervenções psicoterapêuticas do diagnóstico ao período do luto”, detalha.

Esta é a 15ª comissão implantada pelo Hospital Estadual de Urgência e Emergência. A unidade é administrada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde o dia 18 de dezembro de 2015, por meio de um contrato de gestão firmado com o Governo Estadual do Espírito Santo via Secretaria de Estado da Saúde.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde