Hospital de Urgência e Emergência desenvolve ações recreativas com foco na segurança do paciente

Durante os três dias, times foram formados para orientar pacientes, acompanhantes e profissionais sobre metas de segurança na assistência.

Profissionais do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, usaram a criatividade para despertar a atenção do seu público interno sobre a importância da qualidade e da segurança na assistência.

As atividades tiveram início nessa segunda-feira (23) e seguiram até essa quarta-feira (25) e fazem parte da campanha da Organização Mundial de Saúde (OMS) e marcam também o Dia Internacional da Segurança do Paciente, no último dia 17 de setembro.

Durante os três dias, times foram formados para orientar pacientes, acompanhantes e profissionais sobre as seis metas de segurança do paciente, por meio de um quiz, com perguntas e respostas, palavras cruzadas e caça-palavras.

Para chamar atenção dos participantes, o espaço próximo ao refeitório do hospital foi enfeitado com balões que simbolizam as cores das metas internacionais de segurança, que são:

1. Identificação correta do paciente;

2. Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde;

3. Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos;

4. Assegurar a cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos;

5. Redução do risco de infecções associadas aos cuidados em saúde;

6. Prevenção de danos decorrentes de quedas.

“Utilizamos recursos recreativos para orientar os profissionais e usuários sobre a importância de práticas seguras dentro do ambiente hospitalar. A cultura de segurança deve ser disseminada todos os dias. Assim, garantimos uma assistência segura e de qualidade”, afirmou gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HEUE, Luciene Rocha.

As ações realizadas no Hospital Estadual de Urgência e Emergência também estiveram ligadas ao Projeto Paciente Seguro, coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O HEUE está integrado ao projeto, desde abril deste ano.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde