Hospital de Mogi começa a realizar exames de Papanicolau

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em São Paulo, começa a partir de amanhã (1º de outubro) a realizar exames de Papanicolau. O início do atendimento faz parte da campanha Pense Rosa, que contará com uma série de atividades ao longo mês, principalmente entre os dias 20 a 24 de outubro, em todo o município.

Dentro desta 'semana rosa', haverá um mutirão de exames voltados às mulheres, entre eles, o Papanicolau e a ultrassonografia. A coleta de Papanicolau passará a ser diária, sempre agendada. Os testes vão completar o atendimento ginecológico já realizado no hospital, administrado pela Pró-Saúde. Conforme o plano de trabalho de implantação dos serviços do Hospital Municipal, neste primeiro momento, a unidade tem como foco de atendimento as mulheres e as crianças até 12 anos.

Para atender o público feminino, o hospital conta com um Ambulatório da Mulher e um Serviço Auxiliar Diagnóstico e Terapia (SADT) completo, com equipamentos de última geração, entre eles um tomógrafo de 64 canais. Um dos três mais modernos do estado de São Paulo. Já as crianças, têm à disposição o Pronto Atendimento Infantil 24 horas, além do próprio SADT.

Papanicolau

Este exame verifica alterações nas células do colo do útero, que podem se transformar em câncer se não forem diagnosticadas e tratadas preventivamente. 

O teste também é utilizado para detectar alguns tipos de infecção no colo do útero e na vagina. Outro benefício é o fornecimento de informações sobre os hormônios, principalmente progesterona e estrogênio. A coleta demora poucos minutos e é feita como parte de um exame ginecológico de rotina. 

Todas as mulheres sexualmente ativas devem fazer o exame. O médico é quem recomendará a frequência com que o teste deverá ser realizado. Ele determinará a periodicidade com base nos fatores de risco que a paciente tem para desenvolver o câncer. As mulheres devem se submeter ao exame preventivo, no mínimo, uma vez por ano.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde