Hospital de Marabá promove workshop sobre a importância da alimentação na recuperação dos pacientes

Na correria do dia a dia, ter uma alimentação saudável é uma tarefa desafiadora. Frituras, comidas gordurosas, refrigerantes e doces estão à disposição e em várias versões em restaurantes, lanchonetes e supermercados. O que parece prático e saboroso, à primeira vista, pode colocar em risco o seu bem-estar físico e mental. No caso de pessoas internadas, a alimentação também influencia na recuperação da saúde. Foi o que mostrou, na semana passada, o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP) – Dr. Geraldo Veloso, em Marabá (PA), no workshop alusivo ao Dia da Saúde e Nutrição (31/03).

Segundo a coordenadora do SND, Nathália Silva Garcia, “a alimentação é responsável por 50% do cuidado com o paciente e, quando feita de forma adequada, contribui para reduzir os custos e o tempo da internação”. A nutricionista comentou também que a integração do SND com os demais setores faz com que o serviço tenha ainda mais impacto no atendimento aos usuários.

O supervisor de compras do HRSP, Welson Silva, participou do workshop. “Achei interessante porque, quando um colaborador entende como os departamentos funcionam, o fluxo dos processos dentro do hospital é muito mais rápido”, disse o colaborador. 

O SND é o setor responsável pela assistência dietoterápica prestada aos usuários no HRSP, trabalhando em conjunto com os demais profissionais assistenciais, para atender às necessidades nutricionais de cada paciente.

Ao final da programação, os participantes degustaram alguns pratos servidos aos pacientes: suco de limão, abacaxi e couve, mingau de arroz com canela, bolo de casca de banana, doce de casca de melancia e mandioqueijo, uma espécie de pão de queijo feito com mandioca e queijo.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde