Hospital Cinco de Outubro conquista principal certificação nacional de qualidade

ONA 2

O HCO é a sétima unidade gerenciada pela Pró-Saúde com o reconhecimento da ONA no Pará

O Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), acaba de conquistar uma das mais importantes certificações de qualidade de serviços de saúde do país, a ONA 2 Acreditado Pleno. Com desempenho surpreendente, a unidade, que foi construída pela mineradora Vale e é gerenciada pela Pró-Saúde, passou o primeiro nível da acreditação, indo diretamente para o segundo.

A acreditação é um sistema de avaliação contínuo que estimula a melhoria do atendimento ao público pelas prestadoras de serviços de saúde. Concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), a certificação Acreditado Pleno atesta que a unidade atende aos padrões internacionais de qualidade e segurança assistencial dedicados aos pacientes. A organização avalia as unidades de saúde em três níveis de abrangência: Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência. Antes de confirmar o título, a auditoria apura centenas de processos internos que envolvem o atendimento.

Para conquistar a certificação, o hospital, que é o único privado do município, passou por uma avaliação, em maio deste ano, realizada pela equipe do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES).

O IBES é uma das principais instituições acreditadoras do Brasil, e atualmente é responsável por aproximadamente 62% de todas as certificações do Brasil. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a ação foi realizada de forma remota.

Para Tárik Lima, diretor Hospitalar do Cinco de Outubro, a conquista da certificação ONA 2 é uma consequência natural da gestão de excelência da Pró-Saúde. “Tivemos excelentes resultados, o que reforça o compromisso da instituição que é ofertar uma assistência segura, de qualidade e humanizada para os usuários”, comenta. “Esse hospital está localizado em uma área remota do país, por isso, a expertise de uma entidade com mais de 50 anos de história é um diferencial”, complementa.

Somente no Pará, a Pró-Saúde já conquistou a certificação ONA, em seus diferentes níveis, para sete unidades públicas e privadas gerenciadas. “Em nossa cultura de gestão, a busca pela excelência assistencial é uma meta diária que move milhares de profissionais da saúde em todo o País. Em um ano atípico de pandemia, como o que vivemos, obter esta conquista para o Cinco de Outubro reforça que estamos focados na qualidade e resultados assistenciais”, ressalta Paulo Viol, diretor Operacional da Pró-Saúde.

HCO acumula reconhecimentos

O HCO também já conquistou o certificado do Programa Nacional da Qualidade (PNQ), concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que reconhece a qualidade e segurança da assistência. A unidade atende casos de baixa e média complexidades, e concentra ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24h e suporte diagnóstico.

“Em um hospital certificado, o paciente e seus familiares têm a garantia de que os processos realizados na instituição são avaliados, checados e os profissionais, capacitados”, explicou Tárik.

A unidade também recebeu o selo “Green Kitchen” (em português, “Cozinha Verde”), concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam). A fundação reconhece as melhores práticas na utilização de alimentos e a busca das unidades para aprimorar constantemente seu padrão de qualidade, garantindo além da satisfação do usuário, a utilização de alimentos orgânicos, entre outras práticas.

Avaliação

A gerente assistencial Renata Chiquetti destacou que além de qualificar os serviços ofertados na unidade, a certificação ONA também é uma forma de valorizar cada profissional.

“Essa conquista é de todos e demonstra que nossos profissionais oferecem cuidados com segurança e humanização. Manter os padrões de qualidade da assistência, durante o momento pandêmico da Covid-19 foi árduo. Desta forma, a acreditação ONA 2 reconhece o que temos de melhor”, finalizou Chiquetti.

Diversos serviços passaram pelo crivo dos auditores, tais como assistência farmacêutica, atendimentos ambulatorial e emergencial, gestão da comunicação, segurança patrimonial, infraestrutura e tecnologia, assistência nutricional, gestão de equipamentos, atendimento cirúrgico, internação e outros.

A acreditação ONA 2 tem validade de dois anos e recebe visita de manutenção a cada 8 meses. Contudo, depois de manter o mesmo nível de acreditação por pelo menos um ano, o hospital poderá pedir uma nova avaliação para buscar o título máxima, ONA 3 Acreditado com Excelência, o mais alto reconhecimento da entidade avaliadora.

Mais sobre o Cinco de Outubro

Fundado pela empresa Vale, o Hospital Cinco de Outubro foi projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D. A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde, entidade filantrópica com mais de 50 na área de gestão de serviços em saúde.

Somente em 2020, o hospital realizou mais de 340 mil atendimentos, entre consultas ambulatoriais, exames, internações e cirurgias. Ao longo do ano, também foram realizados 323 partos. A qualidade assistencial obteve reconhecimento dos usuários, que alcançou índice de 91% de satisfação no ano passado.

**Serviço:** O Hospital Cinco de Outubro está localizado na Rua Belém, bairro Floresta Nova, em Canaã dos Carajás. Mais informações pelo telefone (94) 3358-1211.

Ampliar fonte
Contraste