Hospital Bom Pastor realiza ação de humanização com gestantes e colaboradores

Os participantes receberam orientações gerais sobre o pré-parto, parto e pós-parto

O Hospital Bom Pastor, localizado em Guajará-Mirim (RO), unidade da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, realizou, na última sexta-feira (7/6), ação de humanização voltada para gestantes e colaboradores. Mensalmente, a unidade realizada cerca de 60 partos, sendo referência para uma população de 100 mil habitantes.

O projeto consiste na realização de um ciclo de palestras, dinâmicas e orientações gerais sobre o pré-parto, parto e pós-parto. Os temas abordados foram a conscientização a respeito do que é o parto humanizado, dos direitos da mulher, das atitudes dos enfermeiros, médicos e de toda equipe envolvida no atendimento, desde o momento de admissão da paciente até a alta.

Na ocasião, os participantes receberam orientações sobre os diversos protocolos a serem seguidos ao longo do atendimento como, por exemplo, os protocolos do núcleo de qualidade e segurança do paciente. Além disso, foi explicado sobre o uso dos materiais e equipamentos da sala de parto humanizado, assim como os exercícios a serem praticados para auxiliar no trabalho de parto.

Foi abordada ainda a importância do acompanhamento do esposo, mãe ou outra pessoa que a paciente desejar, conforme direito da gestante preconizado na lei. Para encerrar, foi realizada a dinâmica do “Urso”, com abraços apertados entre os participantes, que tem como objetivo projetar o sentimento ao próximo. Ao final, todos receberam uma rosa.

“Este projeto tem como principal objetivo alcançar as grávidas e conscientizá-las a respeito dos benefícios do parto normal. Além disso, ressaltar a luta desta Maternidade em tornar o atendimento cada vez mais humano”, conta Juciléia Carvalho da Silva, assistente social da unidade. “Trabalhamos para oferecer um serviço de excelência a todos”, completa.

O Hospital Bom Pastor está localizado na Avenida Pimenta Bueno, 663, Centro de Guajará-Mirim (RO). O hospital presta serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência nas especialidades de obstetrícia, pediatria, clínica médica e cirurgia, para os municípios de Guajará Mirim e Nova Mamoré, aldeias indígenas da região e até mesmo para a Bolívia, já que está em uma área de fronteira do país.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde