Hospital Bom Pastor promove primeira edição do Projeto “Resgatando Vidas” em 2020

Na sexta-feira, 24, a equipe da unidade orientou a população sobre os perigos no consumo de álcool e outras drogas

O Hospital Bom Pastor, unidade da Pró-Saúde, localizada em Guajará-Mirim (RO), realizou neste mês a primeira edição do projeto “Resgatando Vidas”. A ação aconteceu nesta sexta-feira, 24, na Avenida Quinze de Novembro, uma das principais vias da cidade. A equipe multiprofissional do Bom Pastor conversou com a população que passava pela via, destacando os perigos do consumo de álcool e drogas.

Para Jaqueline Inuma, enfermeira da unidade, no período de férias a atenção deve ser redobrada sobre o tema. “Neste período de férias, ficou evidente na região o aumento do uso de álcool e drogas e principalmente mais perto dos jovens. E como eles são o nosso futuro é importante alertá-los”, disse.

O alerta da enfermeira vai ao encontro do 3° Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira, pesquisa coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que também contou com a colaboração do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e a Universidade de Princeton, nos EUA.

O estudo revelou que 3,2% dos brasileiros usaram substâncias ilícitas nos 12 meses que antecederam à pesquisa. Esse percentual equivale a 4,9 milhões de pessoas, sendo maior entre os homens: 5%; e também entre os jovens entre 18 e 24 anos: 7,4%.

O projeto “Resgatando Vidas” vem sendo realizado pelo Bom Pastor desde o ano passado e busca conscientizar a população da região sobre as consequências do uso de álcool e outras drogas. Esse trabalho também envolve o público boliviano, pois a unidade está localizada em área de fronteira.

A equipe responsável pelo projeto é formada enfermeiras, farmacêutica, assistente social, nutricionista e auxiliares. O Bom Pastor é referência no atendimento de obstetrícia, pediatria, clínica médica e cirurgia geral. A unidade está localizada na Avenida Pimenta Bueno, nº 663, Centro de Guajará-Mirim. A unidade presta atendimento gratuito via Sistema único de Saúde (SUS), mediante contrato com o município.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde