Hospital Bom Pastor orienta para estudantes de Guajará-Mirim sobre o uso abusivo do álcool

O Hospital Bom Pastor (HBP) está engajado no combate ao uso abusivo de álcool e outras drogas em Guajará-Mirim, na divisa de Rondônia com a Bolívia. A unidade pertencente à Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar realizou, na última sexta-feira (23/8), uma palestra do Programa “Resgatando Vidas”, na Escola Toufia Tanous Bouchabki.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre as consequências do consumo do álcool e outras drogas. Na escola, os jovens do nono ano ao ensino médio foram o público-alvo da ação. Durante a palestra educativa, também foram abordados temas como doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência.

A equipe multidisciplinar do hospital, formada por enfermeiros, farmacêuticos e profissionais administrativos, realizou as atividades com cerca de 45 adolescentes. A abertura foi marcada por uma dinâmica com balões que conscientizou os participantes sobre a importância do autocuidado e alertou sobre os riscos e consequências de seguir o exemplo de terceiros.

Em seguida, a palestra abordou os tipos de drogas, suas classificações e consequências do uso. “Uma das principais questões abordadas foi o estado de vulnerabilidade que ficamos após o uso de álcool e drogas e as consequências que isso pode trazer. A palestra, que durou cerca de uma hora, foi muito interativa e enriquecedora, os alunos foram extremamente participativos”,  ressaltou a enfermeira do Bom Pastor, Yara Rodrigues. O impacto social e familiar também foram temas abordados.

O projeto “Resgatando Vidas” realiza ainda pit-stops em locais estratégicos para disseminar informações sobre o uso de drogas. A expectativa é ampliar a participação das escolas, para atingir cada vez mais o público jovem. A próxima palestra do Programa deve ser realizada já no mês de setembro.

O Hospital Bom Pastor é referência de atendimento nas especialidades de obstetrícia, pediatria, clínica médica e cirurgia geral. Está localizado na Avenida Pimenta Bueno, 663, no Centro de Guajará-Mirim. A unidade presta atendimento gratuito pelo Sistema único de Saúde (SUS).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde