Hospital Bom Pastor

Hospital Bom Pastor integra rede de vacinação para recém-nascidos

Doses das vacinas BCG e Hepatite B são aplicadas gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde, logo após o nascimento

O Hospital Bom Pastor, única maternidade do município de Guajará-Mirim, no estado de Rondônia, agora integra a rede de vacinação para recém-nascidos no município.

A parceria com a Secretaria de Saúde de Guajará-Mirim iniciou este mês de dezembro e tem como foco aplicar, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as doses das vacinas BCG e Hepatite B.

De acordo com o Ministério da Saúde, a recomendação é que as vacinas sejam administradas preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento do bebê, ainda na maternidade.

“A vacina está disponível para todos os recém-nascidos em nosso município de Guajará-Mirim, independentemente de ter nascido ou não em nossa maternidade. O objetivo é garantir a proteção contra doenças como a tuberculose e a hepatite B, possibilitando o fortalecimento do organismo ainda nas primeiras horas de vida”, explicou o diretor Hospitalar, Geraldo Fonseca.

O hospital terá em média 120 doses de cada vacina, por mês, disponível para a população do município, que pode procurar a unidade para aplicação da vacina.

A vacinação infantil estimula a produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias ainda nos primeiros dias de vida. Além de fortalecer o sistema imunológico, ajuda a combater e erradicar doenças.

O Hospital Bom Pastor atua como referência em obstetrícia, pediatria, ginecologia, clínica médica e cirúrgica para mais de 50 aldeias indígenas da região Norte do país. Pertencente à entidade filantrópica Pró-Saúde, a unidade presta serviço gratuito via Sistema Único de Saúde (SUS), mediante contrato com entes públicos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde