Hospital Bom Pastor integra movimento mundial do UNICEF sobre aleitamento materno

Palestras, rodas de conversa, orientações e distribuição de folders informativos acontecem entre os dias 1 e 7 de agosto; Objetivo é auxiliar e conscientizar gestantes e puérperas sobre a importância da amamentação

O Hospital Bom Pastor (HBP), unidade da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, realiza a partir desta quinta-feira (1/8) uma série de ações especiais para a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), celebrada entre os dias 1 e 7 de agosto.

A SMAM é um movimento estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com participação de mais 120 países, que se unem para relembrar a importância da lactação. Neste ano o tema é “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!”, que tem como objetivo incluir todos os tipos de pais da sociedade atual, ultrapassando as barreiras de gênero e incentivando a integração de todos.

A OMS recomenda a amamentação exclusiva até os 6 meses de idade do bebê, podendo ser prolongada até os 2 anos ou mais. O leite materno é forte e adequado para o bebê, sendo o alimento mais completo que existe. Yara Rodrigues Leite, coordenadora de enfermagem do HBP, ressalta a importância da realização de ações sobre o tema. “Essas ações são de grande importância para as puérperas, pois a maioria desconhece as vantagens e os benefícios do aleitamento materno. Aqui na nossa unidade, a partir do momento da admissão dessas gestantes, procuramos esclarecer as dúvidas e medos. Além disso, buscamos no dia a dia conscientizá-las sobre a importância do aleitamento materno para a mãe e o bebê”, disse Yara.

A programação contará com palestras e rodas de conversas sobre diversos temas relacionados à amamentação como a importância do aleitamento materno, os perigos da amamentação cruzada, posição para amamentar, amamentação no retorno da mãe ao trabalho, entre outras (programação completa abaixo).

As ações foram idealizadas pela Coordenação de Enfermagem do Hospital, e serão realizadas por enfermeiras generalistas e obstétricas. Serão entregues também folhetos com orientações sobre aleitamento materno. O público alvo das ações são as gestantes e puérperas em atendimento na unidade. O leite materno ajuda no combate a doenças, como a diabetes e a anemia por falta de ferro, e na luta contra o excesso de peso da criança no futuro.

O HBP é referência de atendimento nas especialidades de obstetrícia, pediatria, clínica médica e cirurgia geral, e está localizado na Avenida Pimenta Bueno, nº 663, Centro de Guajará-Mirim (RO), fronteira com a Bolívia. A unidade presta atendimento gratuito via Sistema Único de Saúde (SUS), mediante contrato com o município.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Quinta- feira (1/8)

9h30 – Abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Rodas de conversa sobre a importância do aleitamento materno e os perigos da amamentação cruzada.

Entrega de folders com orientações sobre Aleitamento Materno.

 

Sexta-feira (2/8)

9h30 – Palestra: “Amamentação no Fortalecimento do Vínculo Afetivo”.

Rodas de conversa sobre os perigos da amamentação cruzada e nutrição na lactação;

Entrega de folders com orientações sobre Aleitamento Materno.

 

Sábado (3/8) e Domingo (4/8)

9h30 – Roda de conversa sobre os perigos da amamentação cruzada.

Entrega de folders com orientações sobre Aleitamento Materno.

 

Segunda-feira (5/8)

9h30 – Orientação e exercícios sobre ordenha, posição para amamentar e pega correta.

Roda de conversa sobre perigos da amamentação cruzada.

Entrega de folders com orientações sobre Aleitamento Materno.

 

Terça-feira (6/8)

9h30 – Rodas de conversa sobre os benefícios da amamentação e os perigos da amamentação cruzada.

Entrega de folders com orientações sobre Aleitamento Materno.

 

Quarta-feira (7/8)

9h30 – Roda de conversa sobre amamentação no retorno da mãe ao trabalho e os perigos da amamentação cruzada.

Entrega de folders com orientações sobre Aleitamento Materno.

Encerramento.

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde