Segurança do Paciente

Hospital 5 de Outubro promove a 1ª Semana do Prontuário Hospitalar

A ação faz parte das práticas de segurança e integra planejamento da unidade para o aperfeiçoamento contínuo de sua equipe assistencial

O Hospital 5 de Outubro (HCO), unidade gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde em Canaã dos Carajás (PA), realizou a 1ª Semana do Prontuário Hospitalar na unidade. Ação, **promovida entre os dias 26 e 30**, reuniu a equipe multiprofissional do hospital com foco na segurança do paciente.

De acordo com o Marlo Benedito Santos, enfermeiro responsável pelo Núcleo de Educação Assistencial (NEAS), explica que no ambiente hospitalar o prontuário é um documento único que mostra o histórico do atendimento prestado ao paciente durante o seu período de internação.

“Quando preenchido corretamente, o documento torna-se um item fundamental para a segurança do paciente”, destacou. Ainda, segundo o profissional, o evento realizado pelo HCO tem o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento técnico assistencial.

“O prontuário é uma forma de comunicação entre os diversos profissionais da equipe multidisciplinar, permitindo a continuidade dos cuidados prestados ao paciente, e dando mais segurança ao tratamento”, explicou.

Marlo comenta que apesar da prática fazer parte da rotina hospitalar, os treinamentos reforçam a qualidade da assistência e ajudam na prevenção. “Além de contribuir para a qualificação do processo de comunicação entre os profissionais, a 1ª Semana do Prontuário Hospitalar reforça ainda a importância da cultura organizacional em prol da segurança”, disse.

A ação contou com o apoio da Comissão de Prontuários do HCO. Durante o treinamento, foram criados prontuários fictícios com várias pendências e fragilidades. Divididas em grupos, as equipes precisavam encontrar os problemas de forma mais rápida.

Outros protocolos como o de higienização das mãos e prevenção de quedas também foram abordados na ação.

Desenvolvimento e assistência segura

O NEAS é responsável por promover a capacitação e desenvolvimento da equipe de Enfermagem com metodologias ativas e treinamentos mais atrativos e dinâmicos, gerando uma experiência mais humanizada.

Fundado pela mineradora Vale, o Hospital 5 de Outubro possui estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade. A unidade é gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, com mais de 50 anos de experiência na gestão de serviços hospitalares, presente em todo o País.

Diante da pandemia, a unidade ampliou o número de leitos, equipamentos e profissionais, reforçando a estrutura de atendimento em uma região remota do país, em meio à floresta amazônica.

Em 2020, o hospital realizou mais de 340 mil atendimentos entre consultas ambulatoriais, exames, internações e cirurgias. Ao longo do ano, também foram realizados 323 partos. A qualidade assistencial obteve reconhecimento dos usuários, que alcançou índice de 91% de satisfação no ano passado.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde