Hospital 5 de Outubro oferece treinamento a colaboradores sobre conservação de EPI

Item importante para os trabalhadores, o equipamento de proteção individual (EPI) deve ser usado em todas as atividades profissionais que possam causar algum tipo de risco físico ao colaborador. Por isso, o Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), ofereceu um treinamento sobre uso, guarda e conservação do equipamento aos colaboradores do setor de Manutenção.

O técnico de Segurança do Trabalho, Jairo Castro, foi o facilitador da atividade. “O treinamento é de grande importância para conscientizar os colaboradores sobre a utilização do EPI. O HCO atua nas atividades laborais dentro das conformidades legais do Ministério do Trabalho de forma preventiva, avaliando os riscos existentes no ambiente de trabalho e criando barreiras para minimizar e/ou neutralizar possíveis ações de acidente de trabalho”, explicou.

Para reforçar as informações aos profissionais, o técnico mostrou de forma prática como cada EPI deve ser usado, higienizado e armazenado. Ele também abordou a importância de cada um, definindo a necessidade de uso mediante os riscos presentes no ambiente de trabalho.

Quem aprovou a iniciativa foi o mecânico em refrigeração Jhon Lenon Rolins. “O treinamento foi de grande importância para nossa vida profissional, pois traz uma condição segura na atividade exercida e sobre o uso correto de EPI. Em um eventual acidente, o EPI pode até mesmo salvar a vida”, disse Jhon.

Para o técnico em Segurança do Trabalho, Edson Nascimento, a ação trouxe novos conhecimentos para a equipe. “É sempre bom conscientizar sobre o uso do EPI. Os colaboradores ficam atentos ao uso correto e minimizam o impacto do acidente”, declarou.

Sobre a unidade

O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego, e a implantação do projeto S11D, que será a maior mina a céu aberto do mundo.

A unidade atua com base nos princípios de humanização, excelência e segurança do paciente. Em sua infraestrutura congrega ambulatório para consultas eletivas, pronto atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em: Laboratório de Patologia Clínica, Ultrassonografia, Mamografia, Radiologia, Eletrocardiograma, entre outros, e atendimento clínico nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Oftalmologia, Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia, Urologia, Psicologia e Nutrição.

O hospital possui 25 leitos, sendo cinco apartamentos individuais e 20 leitos de enfermaria coletiva, contando, ainda, com uma Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC). A unidade possui, também, um Centro Cirúrgico com três salas de cirúrgicas e dois leitos de recuperação pós-anestésicos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde