Hospitais Yutaka Takeda e 5 de Outubro suspendem atendimento eletivo e alertam para fake news sobre o coronavírus

Seguindo orientações de órgãos de saúde, as consultas, exames e cirurgias eletivas foram suspensas. As unidades também destacam a importância de não compartilhar informações falsas

Os hospitais Yutaka Takeda, em Parauapebas, e 5 de Outubro, em Canaã dos Carajás, gerenciados pela Pró-Saúde no Estado do Pará, informam que, a partir desta quinta-feira, 19/3, todos os atendimentos eletivos estão suspensos. A medida atinge consultas, exames e cirurgias eletivas. A medida envolve as orientações do Ministério de Saúde, Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), como forma de prevenção e segurança de pacientes ao coronavírus (Covid-19). A suspensão é válida por tempo indeterminado.

As exceções envolvem somente as consultas de acompanhamento pré-natal e a primeira consulta do recém-nascido, que já tem seu agendamento realizado no momento da alta do bebê. O Pronto Socorro permanece aberto para atendimento de Urgência e Emergência, assim como o Centro Cirúrgico das unidades.

Medidas adotadas pelo Yutaka Takeda e 5 de Outubro

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, os hospitais Yutaka Takeda e 5 de Outubro irão funcionar da seguinte forma:

– No caso de pacientes com suspeita?
As unidades irão seguir o procedimento necessário, conforme as orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde, mantendo o paciente em isolamento hospitalar, caso necessário.

– O que será feito caso um paciente seja diagnosticado com Covid-19 na unidade?
O atendimento será realizado conforme as orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde, sendo necessária a internação hospitalar. O paciente ficará em isolamento e receberá o tratamento indicado, de acordo com a complexidade de seu caso.

– Como posso acompanhar sobre os casos suspeitos e confirmados no Brasil e em nossa região?
Na plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (IVIS), do Ministério da Saúde, os casos suspeitos, confirmados, descartados e de óbitos são atualizados diariamente e estão disponíveis no seguinte endereço: http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/

Saiba como evitar o coronavírus:

– Sempre lavar as mãos com água, sabão e, se possível, álcool em gel;
– Não coçar os olhos e colocar a mão na boca;
– Optar pelo uso de lenços descartáveis para limpeza ocular;
– Cobrir o nariz e/ou boca ao espirrar e/ou tossir com lenços de papel descartável;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal;
– Limpar regulamente o ambiente e mantê-lo ventilado;
– Em casos de dificuldade para respirar e febre alta, procure um médico.

Cuidado com as fake news

Os dois hospitais informam ainda que não possuem pacientes internados com suspeita ou confirmados com o coronavírus (Covid-19).

O alerta faz parte de uma necessidade de combater fake news, que se apoiam no medo e utilizam contextos da realidade ou relevantes, porém com conteúdo falso, gerando uma informação manipulada, geralmente contra pessoas públicas ou instituições respeitadas.
Os boatos e notícias falsas são fabricadas para chamar a atenção, estimulando a circulação rápida e causando alarde e pânico.

Dicas para evitar fake news:

– Verifique a fonte e o autor: É importante checar a origem da notícia e onde está publicada, se o veículo existe e é confiável. Se não tiver fonte, não repasse.

– Confirme a informação: Sempre busque confirmar as informações em veículos de imprensa mais conhecidos, como grandes portais de notícias. Confirme antes de repassar!

– Leia além do título: A chamada da matéria pode ser construída apenas para obter sua atenção e não estar de acordo com o conteúdo. Leia a notícia inteira!

Na saúde, fake news podem matar. Não espalhe boatos e fique atento. Todos são responsáveis pela informação que é repassada para outras pessoas.

Sobre o Hospital 5 de Outubro

O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D. A unidade hospitalar é gerenciada desde 2006 pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

Em fevereiro de 2019, a unidade foi certificada pelo Programa Nacional da Qualidade (PNQ), concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que reconhece a qualidade e segurança da assistência.

Sobre o Hospital Yutaka Takeda

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e, desde 1997, é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

A unidade possui importantes certificações, a de Hospital Acreditado em Excelência – Nível 3, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. E foi o primeiro Hospital no Brasil certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

Entre as conquistas de destaque da unidade também está o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam); e o recebimento de placa de reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde