Hospitais gerenciados pela Pró-Saúde no Pará promovem campanha de orientação sobre a segurança do paciente

As unidades estão realizando palestras, ações de integração, jogos, exposições, entre outras atividades

Em todo o mundo, a segurança do paciente está recebendo cada vez mais atenção, devido a importância da qualidade do atendimento, e sendo debatida por gestores, profissionais da área, além dos próprios pacientes e familiares.

No Pará, os hospitais gerenciados pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar estão promovendo atividades de conscientização sobre o tema. As ações também são alusivas ao Dia Internacional de Segurança do Paciente, celebrado em 17/9, e demonstram a importância de um serviço assistencial eficiente.

Ao todo, seis metas internacionais de segurança, estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e preconizadas pela Joint Commisssion International (JCI), são consideradas os principais atributos que atestam a qualidade de um atendimento.

As metas são: 1) Identificação Correta dos Pacientes; 2) Comunicação Efetiva; 3) Melhorar a Segurança dos Medicamentos de Alta Vigilância; 4) Cirurgia Segura; 5) Redução do risco de infecções associadas aos cuidados em saúde e 6) Prevenção de danos decorrentes de quedas.

Inserir o paciente e familiares na percepção de um ambiente hospitalar seguro, envolve desde uma correta identificação, limpeza do local, explicação clara e correta de um tratamento clínico aos usuários do serviço, bem como a atenção no atendimento e prevenção de acidentes.

Essa conscientização sobre o próprio atendimento favorece o empoderamento do paciente e contribui para um tratamento que pode ressaltar qualidades e serviços, reduzindo os erros e exigindo aplicações ainda mais corretas e ampliar, inclusive, os níveis de satisfação.

No caso dos hospitais localizados em Ananindeua, Barcarena, Belém, Marabá e Santarém, as unidades são administradas pela Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa). A entidade também gerencia os hospitais de Canaã dos Carajás e Parauapebas, ambos construídos pela Vale.

 

Sobre a programação

No Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), promoveu nessa semana um debate e dinâmicas entre colaboradores e usuários como orientação, além de informações sobre a importância das metas para e equipe multiprofissional da unidade.

“É importante ressaltar que as metas se tornam ferramentas estratégicas dentro da unidade, que dissemina práticas de controle, ações que visam evitar eventos adversos para garantir uma assistência de qualidade e mais segura para seus usuários e profissionais de saúde”, explica Stephanie Valdivia, diretora Hospitalar do HPEG.

No Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, localizado no mesmo município, o tema envolvendo a segurança do paciente foi levada para dentro da sala de aula da Classe Hospitalar, realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O hospital, referência para o diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, desenvolve o projeto “Heróis da Segurança”, para estimular a participação das crianças e familiares no cuidado diário, por meio da educação em saúde e a formação de rede de cultura da segurança do paciente.

Como parte desse projeto, as crianças foram convidas a participar da Auditoria Interna de Riscos da unidade. Acompanhados por um grupo de colaboradores, os “auditores mirins” do Hospital entrevistaram pacientes, acompanhantes e funcionários na tentativa de identificar possíveis riscos e contribuir com melhorias contínuas a segurança do paciente.

Em Ananindeua, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) irá promoverá a 3ª Semana de Segurança do Paciente. O evento, que acontecerá entre os dias 23 e 27 de setembro, irá contar com a palestra de um representante do Ministério da Saúde (MS) no dia 25/9. A semana do paciente no HMUE irá abordar as seis metas internacionais de segurança.

No Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), realiza nos dias 18 e 19/9, o 1º workshop com foco na segurança do paciente. Os protocolos que garantem um atendimento de qualidade serão o foco do evento que irá contar com atividades diversas voltadas principalmente aos colaboradores.

De acordo com a diretora Assistencial da unidade, Joyce Vaz, a capacitação de maneira didática também contribui para reforçar a qualidade do trabalho. “Repassar o conhecimento e exemplos de qualidade de forma criativa é o objetivo do workshop. As seis metas de segurança serão transmitidas por meio de atividades lúdicas pelos próprios colaboradores”, conta.

Já o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, a sensibilização de usuários e colaboradores foi a partir de uma campanha musical. As canções foram criadas pela comunicação da unidade com base nas metas internacionais de segurança.

Além disso, durante o mês de setembro, o HRSP irá manter a fachada do prédio na cor laranja, simbolizando a adesão do Hospital à campanha mundial.

Já em Santarém, no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), as orientações tiveram início em agosto. Nos dias 28 e 29/8, em evento para fomentar a segurança do paciente de forma sistêmica na instituição, cerca de 350 colaboradores participaram da ação. O HRBA também contou com o apoio do Hospital Moinhos de Vento, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde.

No Hospital Yutaka Takeda (HYT), em Parauapebas, a equipe do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) vem promovendo a orientação sobre os benefícios e importância das metas em todos os setores da unidade.

Atividades recreativas também estão em andamento pela equipe do NQSP, do Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás, para reforçar o papel de todos na segurança. Por meio de um quiz, com perguntas e respostas de verdadeiro ou falso, além de palavras cruzadas e caça-palavras, as informações sobre as boas práticas de segurança no ambiente hospitalar estão sendo disseminadas. A programação contemplará colaboradores e usuários.

Essa conscientização sobre o próprio atendimento favorece o empoderamento do paciente e contribui para um tratamento que pode ressaltar qualidades e serviços, reduzindo os erros e exigindo aplicações ainda mais corretas e ampliar, inclusive, os níveis de satisfação.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde