Homenagens e valorização marcam a Semana de Enfermagem no Hospital 5 de Outubro

Para valorizar o trabalho e a dedicação dos profissionais de Enfermagem, o Hospital 5 de Outubro (HCO), gerenciado pela Pró-Saúde em Canaã dos Carajás, preparou uma semana de homenagens para comemorar datas importantes para a categoria neste mês, o Dia Internacional da Enfermagem e Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, celebrados respectivamente em 12 e 20 de maio.

A programação da Semana de Enfermagem do HCO contará com a exibição de mensagens de carinho de familiares dos profissionais, apresentação musical e lanches especiais. Todas as ações ocorrerão respeitando as medidas de precaução contra o novo coronavírus.

A iniciativa faz parte da campanha “Vocês Estão Fazendo História”, da Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão hospitalar do país. Lançada nesta semana, ela visa promover o respeito e a gratidão ao empenho dos profissionais de Enfermagem, especialmente durante essa fase de combate à pandemia.

As ações previstas na campanha, que se estende até o final de maio, também buscam contribuir com a prevenção de casos de violência contra esses profissionais. De acordo com os dados da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, realizada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 2015, 26,3% já sofreram violência verbal e 15,6% violência física.

Para a gerente Assistencial do HCO, Renata Chiquetti, esse momento é essencial para a equipe da unidade e mostra a gratidão e o respeito da instituição por eles. “Devido a esse momento de pandemia que estamos vivendo, valorizar esses profissionais pelo comprometimento e cuidado ao próximo é o mínimo que podemos fazer. Assim, além de para levar apoio, conseguimos animá-los a prosseguir nessa batalha”, disse Renata.

Emocionada com a surpresa durante o expediente de trabalho, Mariana Alencar, Enfermeira do HCO, não conseguiu segurar as lágrimas ao ver a mensagem do seu esposo na televisão da sala de reuniões da unidade. “Foi muito lindo esse reconhecimento, ainda mais sendo do marido. Fiquei muito feliz com a atenção e o carinho da instituição. Sem dúvidas, é um gás a mais para a gente continuar”, declarou.

Durante a programação, o diretor Hospitalar do HCO, Marcos Silveira, ressaltou a importância dos profissionais dentro da unidade e parabenizou os 27 Enfermeiros e 81 técnicos de Enfermagem da unidade. “Atualmente os profissionais de Enfermagem estão sendo intitulados como heróis, mas para nós, eles sempre existiram e estiveram prontos para exercer o dom de cuidar, sendo verdadeiros anjos e heróis”, destacou.

Certificação do Cofen

Em fevereiro de 2019, o Hospital Cinco de Outubro foi certificado pelo Programa Nacional da Qualidade (PNQ), concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que reconhece a qualidade e segurança da assistência.

O Cofen é o órgão responsável por normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados em cumprimento à Lei do Exercício Profissional da Enfermagem no Brasil.

A certificação de qualidade do Cofen busca reconhecer e estimular o desenvolvimento dos profissionais de Enfermagem e a qualidade assistencial. O selo de qualidade é uma certificação dos profissionais de enfermagem e não apenas das instituições.

A experiência de gestão da Pró-Saúde permitiu certificar mais três unidades: o Hospital Yutaka Takeda em Parauapebas, primeiro hospital do Brasil a ser certificado, e os Hospitais Público Estadual Galileu, em Belém, e de Porto Trombetas, em Oriximiná.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde