HMUE investe em estratégia para aumentar doação de sangue

A Agência Transfusional do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) deu início, na última quarta-feira (22/04), a uma nova estratégia para aumentar a captação de doações de sangue no Hospital, que é um dos que mais demandam por transfusões através da Fundação Hemocentro do Pará (Hemopa). Trata-se da captação direta no leito, com abordagem direta e cadastro dos acompanhantes de pacientes, aptos a fazerem a doação de sangue.

Segundo Marcos Gomes, coordenador da agência, a estratégia se fez necessária para aumentar o percentual de doações do Hospital Metropolitano, que tem se mantido entre 15 e 17% do total de coletas na Região Metropolitana de Belém (RMB). A meta é atingir, ainda neste primeiro semestre, entre 20 e 25% das captações e doações.

A estratégia soma-se ao conjunto de ações que tem sido organizadas em parceria com a Coordenação de Humanização, como as palestras educativas. A última, proferida pela assistente social Olinda Campos, contou com a participação de 50 pessoas, entre pacientes que aguardavam na recepção da ala de fisioterapia e acompanhantes que esperavam pelo horário de visitas. As palestras são realizadas semanalmente para conscientizar usuários e familiares da importância da doação de sangue.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde