HMMC realiza novo procedimento cirúrgico e amplia atendimento em ginecologia

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) começou a realizar cirurgias ginecológicas de colocação de sling transobturatório, técnica utilizada para o tratamento de um problema popularmente conhecido como “bexiga caída” que, entre outras consequências, causa a incontinência urinária. O procedimento foi iniciado nesta semana e completa o rol de cirurgias realizadas na área de saúde da mulher.

“O início deste novo procedimento cirúrgico e da histeroscopia, que está sendo realizada desde o mês de agosto, o Hospital Municipal completa todas as cirurgias ginecológicas que havia se proposto a fazer dentro do plano de trabalho”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, lembrando que, dentro da área de saúde da mulher, estão excluídos apenas as cirurgias oncológicas, que prosseguem sob a responsabilidade do Hospital Luzia de Pinho Melo. 

A totalidade do atendimento no setor ginecológico no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes somente foi alcançada com a ativação dos 10 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em abril deste ano. Portanto, após cinco meses, o complexo hospitalar está em condições de atender de forma completa a saúde da mulher de Mogi, no que diz respeito ao setor cirúrgico ginecológico.

O Hospital Municipal realiza agora os seguintes procedimentos: histerectomia abdominal e vaginal; perineoplastia; e a retirada de tumores benignos de ovário, nódulos benignos e cistos, e, agora, a correção de 'bexiga caída'. Todos estes atendimentos são agendados por meio do Sistema Integrado de Saúde (SIS) da Prefeitura de Mogi das Cruzes. 

O médico ginecologista Danilo Kfouri Ennes, coordenador da equipe de cirurgia ginecológica do Hospital Municipal, destaca que o início da colocação de sling transobturatório é um grande avanço no atendimento à saúde da mulher em Mogi das Cruzes. “Estas pacientes que esperam pelo procedimento não tinham para onde ir. Nem mesmo os planos de saúde liberam este tipo de intervenção com frequência”, afirmou. “Como se trata de um material caro é muito difícil encontrar uma unidade de saúde que aceite arcar com as despesas. O Hospital Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde verificaram a necessidade de atender estas mulheres e estão oferecendo mais este serviço”, destacou.

Inicialmente, o Hospital Municipal fará cinco colocações de sling transobturatório por mês. “O número atende a demanda existente na cidade”, afirmou o médico. “Nossa intenção é fazer com que a paciente de Mogi, que tenha o cartão do SIS e necessite de algum procedimento cirúrgico ginecológico, espere apenas 30 dias, a partir de quando passar pela consulta com o médico do hospital”, revelou Danilo Ennes. Este prazo, segundo o médico, poderá ser atingido a partir de outubro.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde