HMMC realiza campanha de higienização das mãos

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (SP) realizou, entre os dias 27 e 28 de junho, mais uma campanha de higienização das mãos. O público-alvo da ação foi os colaboradores.

Diversas dinâmicas e orientações foram feitas pelo Grupo Multi de Higienização das Mãos, liderado pelo Setor de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do hospital.

O tema da campanha foi “#partiu_higienizar_as_mãos”. “A atividade é importante para enfatizar a importância da higienização das mãos e a melhor forma que encontramos para isso foi com conscientização”, explicou Pamela Loia, enfermeira responsável pelo SCIH.

Entre as principais atividades estava a dinâmica do simulador de bactérias nas mãos. Um gel, que imita bactérias, era colocado nas mãos do colaborador. Em seguida, ele precisava higienizar as mãos e inseri-las no simulador. Quando as luzes mostravam pontos mais claros, estes pontos não haviam passado por uma higienização eficiente, consequentemente, ainda continham “bactérias”. “Com essa dinâmica, verificamos a eficácia da técnica da higienização”, explicou Pamela.

A segunda atividade detalhava a importância de seguir os 5 momentos da higienização dentro de um ambiente assistencial. Algumas situações eram utilizadas para ilustrar na prática situações que devem ser evitadas. “Digamos que o paciente esteja reclamando de muitas dores e você, na pressa de ajudar, toca nele com as mãos não higienizadas. Esse seria um cenário propício para infecções”, descreveu a médica do SCIH, Rebecca Saad. 

Por fim, os colaboradores firmavam o compromisso de higienizar as mãos colocando a palma nos painéis. Eles também ganharam folders com os cinco momentos da higienização e um cartão com orientações técnicas, que deve ser colocado junto ao crachá.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde