HMIB promove capacitação para garantir a certificação das boas práticas ao paciente

Para alcançar a certificação de Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), os hospitais precisam cumprir dez passos que envolvem as boas práticas durante o acolhimento do paciente estabelecidos pelo Unicef e Organização Mundial da Saúde.  
Um dos requisitos para buscar a certificação é a qualificação de 100% do quadro de colaboradores da Unidade de Saúde. Com isso, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, promove desde o dia 17/12 até o dia 26/12 o curso da Iniciativa Hospital Amigo da Criança.  
"Buscar essa iniciativa vai além de um simples certificado, ela traz mudanças nas condutas que são rotineiramente tidas como normais e que hoje temos estudos científicos que comprovam que são atitudes inadequadas. Esse curso promove o bem-estar, redução mortalidade tanto da mulher quanto da criança" ressalta a nutricionista do Banco de Leite Humano da Unidade, Wanessa Nobre.
O treinamento é composto de aulas teóricas e práticas. Os assuntos abordados são sobre amamentação, método canguru, recusa para mamar, ordenha, cuidado com a puérpera, alimentação e nutrição infantil, normas e leis sobre a venda de chupetas, bicos e mamadeiras. 
"O curso da IHAC é de grande valia para todos os colaboradores da Unidade Hospitalar, pois nos dá um conhecimento amplo sobre a amamentação, desmitificando algumas ideias que uma pessoa que não é da área assistencial tem sobre o assunto, nos deixando mais seguros e prontos a auxiliar e orientar todas as mulheres neste ato tão valioso para a mãe e para o bebê, que é a amamentação" , afirma a participante e supervisora do gestão de pessoas do HMIB, Cynthia Corrêa.
 
Primeira turma formada
A primeira turma da IHAC foi concluída antes da abertura do HMIB, com o propósito de aprimorar o conhecimento de grande parte dos colaboradores. "Antes mesmo do hospital abrir tivemos uma parte dos funcionários treinados, portanto já começamos com essa visão. Ter essa certificação depende da qualidade do serviço e não do tempo de funcionamento do hospital" observa a nutricionista Wanessa Nobre.
Cerca de 48 multiplicadores receberam o certificado de 20 horas ofertado pela Coordenação Estadual de Saúde da Criança, durante a Oficina de Sensibilização em Aleitamento Materno realizada em outubro.
Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.500 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde