HMC promove treinamento sobre segurança do paciente

O Hospital Municipal de Cubatão (HMC), em São Paulo, através do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente realiza, a partir do dia 11 de fevereiro, uma jornada de treinamentos referente a identificação do paciente, um dos primeiros passos para uma assistência segura.

Preocupado com o paciente, o HMC aprimorou o processo de identificação: todo paciente internado utiliza uma pulseira branca com o seu nome completo, sem abreviatura, e sua data de nascimento. Os profissionais, antes dos procedimentos, como por exemplo administração de medicamentos ou realização de exames, irão conferir a pulseira do paciente observando os indicadores padronizados no Hospital. Também é de extrema importância que o paciente tenha conhecimento sobre o uso da pulseira e assim, colaborar com a sua própria segurança, permanecendo com a pulseira durante toda internação.

O objetivo deste treinamento é capacitar todos os colaboradores do hospital na busca por uma assistência segura. Nas próximas semanas serão realizados treinamentos sobre os demais protocolos de segurança: comunicação entre profissionais, segurança na prescrição, uso seguro e administração de medicamentos, prevenção de queda, úlcera por pressão, higienização das mãos e cirurgia segura.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde