HMC promove 2º Encontro de Voluntários

Aconteceu, no ultimo dia 26 de março, o 2º Encontro de Voluntários, promovido pelo Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital Municipal de Cubatão (HMC), em Cubatão (SP).

O Encontro contou com a presença do Grupo Pró-Amor , que é formado por todos os voluntários do HMC e demais interessados em ingressar nesta atividade, também foram recebidos neste encontro.

O Grupo Pró-Amor é formado por pessoas de todas as idades, porém, mantém o seu foco em pessoas da terceira idade, que contribuem com experiência e dedicação.

Este 2º Encontro de Voluntários foi dirigido pelas colaboradoras Eliana Tavares e Fátima Fernandes, que contaram a historia do hospital e a importância do voluntariado na instituição, de uma forma leve e lúdica.

O Encontro contou, ainda, com a presença de Luciano Moreira, que atua na cidade de Cubatão como voluntário em vários projetos, entre eles o projeto Karatê para todos, que tira crianças da rua através do esporte, sua apresentação serviu para valorizar e incentivar ainda mais estes homens e mulheres que se doam pelo bem ao próximo.

'É muito bom ser voluntária. Quando chegamos aqui o tempo passa tão rápido que nem sinto. Um momento que me emocionou nesses anos, foi de uma senhora que me pediu uma massagem, eu fiz a massagem, enquanto familiares a ignoravam e soube que no fim daquele dia esta senhora faleceu, isso me doeu muito!, lembra Izabel Maria Xavier de Melo, voluntária há 12 anos no HMC.

Atividades desenvolvidas pelo Voluntário:
I. Proporcionar recreação a pacientes internados, por meio de jogos, trabalhos manuais, leitura de livros, revistas, e outras atividades ligadas a humanização;
II. Orientar familiares a trazerem pertences pessoais do paciente: chinelos, creme e escova dental, pente, sabonete, absorvente higiênico, etc;
III. Fornecer materiais de higiene Pessoal, vestimentas do banco de doações do grupo Pró-Amor.
IV. Incentivar e acompanhar o paciente no ato de andar em caso de recomendação do médico por escrito e solicitado pela enfermeira;
V. Solicitar, a presença do Serviço Social, Nutrição, enfermagem ou SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) sempre que necessário.

Atuam nas dependências do hospital, exceto nas UTI's, Maternidade e Centro Cirúrgico.

O Voluntário deverá oferecer até quatro horas semanais de serviço voluntário, seguindo dia e horário previamente combinado com a responsável.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde