HMAR inicia implantação do Protocolo de Manchester

Durante os dias 7 e 8 de julho, o Hospital Memorial Arthur Ramos (HMAR), em Maceió (AL), iniciou o processo de implantação do Sistema Manchester de Classificação de Risco. Uma equipe composta por três médicos e 17 enfermeiros participou da primeira etapa, realizada no auditório do hospital, que consistiu na sensibilização e capacitação da equipe que executará o sistema, também conhecido como Protocolo de Manchester. 

A turma dos classificadores de risco foi capacitada pelos médicos Marcelo Rausch e Maria do Carmo Rausch, membros do Grupo Brasileiro de Classificação de Risco (GBCR), responsável pela certificação do protocolo nas unidades de saúde. “Estou muito em feliz por estar aqui hoje, para capacitar a equipe, discutir, tirar dúvidas e garantir a qualidade desta turma de classificadores. Nesse primeiro contato, espero que vocês aprendam a identificar com agilidade e segurança a prioridade de atendimento do paciente” explicou Maria do Carmo Rausch.

Para a diretora médica do HMAR, Yelnya Dória, esta é mais uma iniciativa desenvolvida para melhorar a qualidade do serviço prestado. “Diante da necessidade de realizarmos a triagem dos nossos pacientes de forma mais eficiente, escolhemos estudar o protocolo e, a partir de agora, implantá-lo. Além de dinamizar nosso atendimento, o Protocolo de Manchester representa uma conquista da equipe HMAR, que se empenhou para a aprovação do projeto, se esforçou para que a implantação fosse iniciada e agora, se dedicará ainda mais para sua consolidação”, afirmou ela.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde