HEUE realiza ações de incentivo à prevenção do câncer de mama

Durante o Outubro Rosa, período em que tradicionalmente são promovidas ações de prevenção contra o câncer de mama, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, em Vitória, programou várias atividades sobre o tema, que serão realizadas ao longo do mês.

Na última terça-feira (8), foram distribuídos os laços cor-de-rosa, que simbolizam a cor do movimento. Neste ano, os laços foram produzidos por colaboradores e acompanhantes de pacientes internados no HEUE.

Outra atividade inserida na programação é a oficina sobre autoexame, que será realizada nos dias 21 e 28 de outubro. A médica do trabalho do HEUE, Mariângela Espindola Pereira, orienta as colaboradoras sobre como realizar o toque na mama para detectar a presença de nódulos, atitude que pode ajudar a diagnosticar precocemente o câncer de mama.

Nesta quarta-feira (16), haverá a palestra “Empoderamento da Mulher”, aberta para colaboradores e acompanhantes. Já no próximo dia 23, as profissionais do HEUE terão oportunidade de participar de um momento de relaxamento, com tratamento e limpeza de pele.

Para fechar as atividades, no dia 31, acontecerá uma roda de conversa sobre o processo de descoberta e tratamento do câncer de mama, abordando também a questão psicológica envolvida neste momento. A ação será conduzida pela representante da Associação Amigas da Mama (AAMA) do Espírito Santo, Nayara Melotti Marchezi.

“A prevenção continua sendo o caminho mais eficaz para evitar doenças, entre elas, o câncer de mama. Essa é a mensagem que queremos transmitir para os nossos profissionais e usuários que buscam atendimento em no hospital”, afirmou o diretor hospitalar do HEUE, Paulo Santos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde