HEUE orienta acompanhantes a conviver com a rotina dentro do hospital

Estar acompanhando por um amigo ou familiar durante a internação pode ajudar — bastante — na recuperação do paciente. Mas é preciso que o acompanhante fique atento às normas do hospital e para integrá-lo ao ambiente hospitalar, junto aos médicos e aos demais profissionais, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) promove uma reunião de apresentação das condutas adotadas na unidade.

As Reuniões de Acolhimento, promovidas as sextas-feiras, a partir das 14h, duram aproximadamente 30 minutos e são conduzidas por uma equipe multidisciplinar — enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. 

Conhecer o histórico de saúde do paciente, o momento de troca de horário de acompanhantes, não incomodar os colegas de enfermaria, evitar excesso de bagagem durante a internação, não sentar no leito do paciente, buscar ajuda da equipe de Enfermagem e atentar para a importância do silêncio, fazem parte da lista de recomendações dadas pelos profissionais.

A diretora Assistencial, Sandra Miziara, explica que o foco da Reunião de Acolhimento é esclarecer as dúvidas dos acompanhantes e, consequentemente, humanizar e qualificar a assistência prestada ao paciente. “O acompanhante tem papel fundamental na recuperação do enfermo. Quando suas dúvidas são sanadas, a garantia da assistência prestada no hospital se estende para o cuidado domiciliar, evitando, assim, reinternações”, afirma.

A Reunião de Acolhimento também é um momento oportuno de se abordar assuntos importantes relacionados à saúde, tais como: doação de sangue, prevenção do câncer, a importância da higienização das mãos e temas que estejam em destaque no momento, como o combate ao mosquito Aedes aegypti

Para Leandro Raimundo Coutinho, que acompanha a mãe internada no hospital, a proposta da Reunião de Acolhimento é válida, principalmente para quem nunca acompanhou uma pessoa em um hospital. “Gostei do que vi. A reunião foi esclarecedora, pois permitiu que conhecêssemos a nossa função dentro do hospital”, afirmou Coutinho. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde