HEUE investe em programas de autodesenvolvimento para seus profissionais

O autocuidado físico e emocional dos servidores do Hospital de Urgência e Emergência será debatido no 2º Simpósio em Saúde e Segurança no Trabalho

Começa nesta segunda-feira (16) o 2º Simpósio em Saúde e Segurança no Trabalho, voltado para a importância do cuidado com alimentação, saúde física e também emocional dos profissionais que atuam no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória. O objetivo é promover a reflexão e estimular o autoconhecimento e o autocuidado para aqueles que trabalham na unidade hospitalar gerenciada pela Pró-Saúde, que, inclusive, promove ao longo do ano diversos treinamentos institucionais.

O “Programa de Desenvolvimento de Lideranças – Semear”, implementado em 2017, aborda assuntos relacionados à liderança, ao trabalho em equipe, motivação profissional, gestão de tempo e comunicação, entre outros temas.

Por meio de encontros mensais e dinâmicas que abordam questões do cotidiano hospitalar, o projeto trabalha diretamente com o fortalecimento da liderança, abordando também aspectos subjetivos e emocionais dos gestores. Os próximos encontros estão programados para acontecer no primeiro semestre de 2020.

Segundo Adriana Morais, diretora administrativa e financeira do HEUE, os temas tratados no programa surgiram a partir dos resultados obtidos nas avaliações de desempenho e Pesquisa de Clima Organizacional, realizadas anualmente no HEUE. “É um projeto que tem dado certo no hospital. O objetivo é obter resultados concretos, alinhados às estratégias da instituição, além de ser uma oportunidade de manter um clima organizacional mais humanizado, favorecendo diretamente na assistência ao paciente”, explicou.

Além do programa voltado para gestores, a unidade tem desenvolvido o “Programa Cultivar”, destinado a enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e farmacêuticos. Já o “Programa Florescer” atua com a equipe operacional, técnicos em enfermagem, auxiliar de limpeza e higienização, maqueiros, agente de portaria, auxiliar e assistente administrativo. O “Programa “Florescer” tem como foco a gestão de conflito, a qualidade no atendimento ao cliente e o trabalho em equipe.

Qualidade de vida – Simpósio

Além desses projetos destacados, como “Semear”, “Cultivar” e o “Florescer”, outros treinamentos são aplicados, com objetivo de construir um ambiente de trabalho mais sadio e humanizado. Um exemplo é o 2º Simpósio em Saúde e Segurança no Trabalho, programado para acontecer entre os dias 16 e 18 de dezembro próximo. Neste ano, o encontro está voltado para a importância do cuidado com alimentação, saúde física e também emocional dos profissionais.

“A humanização no trabalho se tornou uma prática indispensável nas empresas e no ambiente hospitalar. Essa cultura é fundamental, pois possibilita um atendimento de qualidade e mais acolhedor. No entanto, para que isso aconteça, é importante desenvolver ferramentas que trabalhem o autoconhecimento dos nossos colaboradores”, afirmou Thiara Ferreira, coordenadora de Recursos Humanos do HEUE.

Confira a programação do 2º Simpósio em Saúde e Segurança no Trabalho do HEUE:

Dia 16/12 – Segunda-feira

15 horas – Abertura oficial

15h15 – Programação e Apresentação dos indicadores de acidentes 2019

Palestrante: Estharley Ferreira dos Santos – Engenheiro de Segurança e do Trabalho do HEUE)

Intervalo

16h15 – Mesa Redonda sobre “Saúde mental do colaborador e qualidade de vida no trabalho”


Dia 17/12 – Terça-feira

6h e 10h – Orientação laboral

Responsável: Synara Sampaio Novais – Terapeuta Ocupacional

10h30 e 19h30 – Orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) – Responsável: Equipe do SESMT

12h às 13h – Show de Talentos no Refeitório

16 horas – Palestra Saúde Mental e Stress no Trabalho

Responsável: Profissional será disponibilizado pela SAMP

17 horas – Palestra: Alimentação Saudável

Palestrante: Patrícia Helena Teixeira – Nutricionista e mestranda em Nutrição e Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

20 horas – Palestra Saúde Mental e Stress no Trabalho

Responsável: Profissional convidado da SAMP

Dia 18/12 – Quarta-Feira

6h e 10h – Orientação laboral

Responsável: Synara Sampaio Novais – Terapeuta Ocupacional

10h30 e 19h30 – Orientações in loco sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

Responsável: Equipe do SESMT

12h às 13h – Show de Talentos no Refeitório

6 horas – Palestra Saúde Mental e Stress no Trabalho

Responsável: Profissional convidado da SAMP

17 horas – Peça Teatral sobre Saúde Mental

20 horas – Palestra Saúde Mental e Stress no Trabalho

Responsável: Profissional convidado da SAMP

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde