HERF recebe certificado Ouro de Excelência em Banco de Leite Humano

O Banco de Leite da Maternidade do Hospital Estadual Rocha Faria (HERF), no Rio de Janeiro recebeu, na última semana, o Certificado de Excelência em Banco de Leite Humano, na categoria ouro. É a primeira vez que a unidade recebe este título. 

Um dos fatores que levou a unidade a ganhar a certificação foi o projeto Amigas do Leite: criado em 2013, o serviço de coleta domiciliar ajudou a reduzir em 90% o consumo de leite industrializado no hospital. Quase 670 litros de leite já foram coletados, beneficiando 459 bebês. Cada litro de leite doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. 

O prêmio, concedido pelo Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano (IberBLH), patrocinado pela Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde e desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz, é entregue aos bancos que seguem padrões nacionais no manejo do aleitamento, levando em consideração a coleta, pasteurização e distribuição. 

Anualmente, os bancos de leite humano são avaliados e certificados de acordo com os critérios de excelência preconizados pela Rede Brasileira de Banco de Leite Humano.  O Coordenador da maternidade do HERF, Juciney Pacheco, enfatizou que este prêmio traduz a qualidade, o compromisso e a seriedade com que os profissionais do Banco de Leite desenvolvem suas atividades. 

– Ser excelência em Bancos de Leite Humano na categoria ouro, numa unidade que acabou de receber o título inédito na rede estadual de saúde de Hospital Amigo da Criança e da Mulher, só nos deixa muito gratificados e nos incentiva ainda mais na busca constante da melhoria na assistência a ser prestada na unidade. Para nós é uma grande vitória – afirmou Juciney. 

Amigo da Criança e da Mulher – Em 2014, a maternidade do HERF foi reconhecida com a inédita chancela, tanto entre unidades públicas quanto particulares, de Hospital Amigo da Criança e da Mulher concedido pelo Ministério da Saúde e UNICEF. A iniciativa foi idealizada em 1990 pela OMS e UNICEF para promover, proteger e apoiar a amamentação. Foi incorporada pelo Ministério da Saúde como ação prioritária em 1992 e desde então, com o apoio das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, vem capacitando profissionais, realizando avaliações e estimulando a rede hospitalar para o credenciamento. O certificado é concedido aos hospitais que incentivam o aleitamento materno.  

Gestão – Desde abril de 2012, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) vem reorientando o modelo de gestão e atenção à saúde no Estado do Rio de Janeiro no intuito de melhorar a prestação dos serviços e a satisfação do usuário. A implementação dessa nova forma de administração tem como objetivos reduzir custo, melhorar a gestão e garantir um atendimento de qualidade à população. A maternidade do Hospital Estadual Rocha Faria passou a ser gerenciada pela Organização Social de Saúde Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, em janeiro de 2013, fornecendo todos os recursos humanos e materiais necessários ao adequado funcionamento do hospital, dentro dos parâmetros e diretrizes estabelecidos pela Secretaria.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde