HEGV realiza Campanha de Higienização das Mãos

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), no Rio de Janeiro (RJ), realizou a “Campanha Salve Vidas”, nos dias 10, 11, 16 e 17/10. A equipe do SCIH percorreu os setores da Unidade e também montou postos de informação no corredor de acesso e na entrada do refeitório. O objetivo foi divulgar o Dia Mundial de Higienização das Mãos, comemorado no dia 15/10.

O SCIH abordou e mostrou quais são os cinco momentos de higienização das mãos, seguindo diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para a enfermeira Viviane Berquó, nunca é demais reforçar esta questão com os profissionais de saúde e também com os visitantes. “Procuramos abordar este tema de maneira mais descontraída, através de um 'quiz,' com perguntas e respostas, e também demonstrando como deve ser a higienização das mãos. A adesão foi muito satisfatória, com a interação de todos do hospital”, destacou. Houve um sorteio de brindes para os participantes. 

Segundo dados da OMS, nos países desenvolvidos, as infecções relacionadas à assistência à saúde representam de 5% a 10% das internações em hospitais. Nos países em desenvolvimento, a proporção de pacientes com esse tipo de infecção pode ultrapassar 25%.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde