HEGV lança projeto sustentável “Cozinha, amiga das águas”

O Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), no Rio de Janeiro (RJ), iniciou no último dia 30 de março, o projeto “Cozinha, amiga das águas”, que consiste no recolhimento de o todo óleo vegetal usado na unidade. Quando o recipiente plástico de 50 litros, instalado dentro da cozinha do HEGV está cheio, a equipe da unidade aciona a empresa Grande Rio Reciclagem Ambiental para realizar a substituição da mesma. Para cada recipiente completo, a empresa parceira cede um kit com dois desinfetantes, um lava roupas de 1kg, dois sabões pastosos de 500g, três multiusos de 500ml e seis lava louças de 500 ml, que após recebidos, são sorteados entre os colaboradores do setor Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN).

O próximo passo do Hospital Estadual Getúlio Vargas será expandir o projeto, implementando um ponto de coleta dentro da unidade, onde os colaboradores, moradores da comunidade e demais pessoas que têm acesso ao HEGV, terão a oportunidade de descartar o óleo de cozinha usado num local adequado e trocar por um produto de limpeza (um detergente de 500ml por cada 2 litros de óleo vegetal usado).

Os benefícios da coleta e do descarte adequado do óleo vegetal no meio ambiente e na unidade são muitos. Para cada litro de óleo, cerca de 1 milhão de litros de água é contaminado. Se jogado no meio ambiente, o óleo vai para os aterros e lixões, formando uma camada impermeável que não deixa a água pluvial infiltrar no solo, o que piora os efeitos de enchentes. O óleo também, quando entra em decomposição, exala o gás metano, que agrava o efeito estufa. Descartado corretamente, ele é utilizado para produção de biodiesel, sabão, tintas a óleo, massa de vidraceiro e outros produtos. Isso preserva a matéria-prima, incentiva a reciclagem e evita que mais litros de óleo sejam descartados de maneira incorreta.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde