HEGV elabora cronograma anual de treinamentos e eventos

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) e a Comissão de Humanização do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), no Rio de Janeiro (RJ), com incentivo da Direção Geral da unidade, organizaram um cronograma anual de treinamentos e eventos. Segundo a enfermeira do NEP, Emanuele Barbosa, esta mudança começou em 2017, quando o setor conseguiu desenvolver um trabalho de parceria com as equipes. “O NEP visa sempre melhorar o processo de trabalho, mostrando a importância da capacitação profissional, priorizando a qualidade e segurança do paciente. Para este ano de 2018, elaboramos um cronograma anual, o que resultará em um melhor aproveitamento das nossas ações.”, ressaltou.

Ainda de acordo com a enfermeira, este cronograma também permite a elaboração do Programa Anual de Treinamento (PAT). “No ano passado, tivemos vários temas que melhoraram nossos indicadores, entre eles, Protocolos de Segurança do Paciente, como por exemplo: Risco de Queda, Prevenção de Lesão Por Pressão (LPP), Higienização das Mãos, Protocolo de Cirurgia Segura e o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), que trouxeram impactos positivos após os treinamentos. Para 2018, a expectativa do NEP é que o trabalho realizado no ano passado, junto às lideranças da unidade, permaneça a todo vapor”, disse a enfermeira. 

Para Laudicéa Henriques da Silva, coordenadora Multiprofissional e presidente da Comissão de Humanização, com o cronograma anual, os eventos podem ser planejados com antecedência e por consequência, com mais qualidade. “Todo trabalho desenvolvido na unidade tem como objetivo conscientizar o colaborador, de maneira positiva, para a importância dos fluxos, treinamentos e ações humanizadas. Este ano, a Comissão de Humanização pretende mobilizar um maior número de colaboradores, levando mais conhecimento técnico e finalmente uma maior reflexão”, concluiu.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde