HEAPN promove palestra sobre o sistema ERAS

Anestesiologistas e cirurgiões participaram, na última quinta-feira, 28/04, no auditório do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN), no Rio de Janeiro (RJ), de uma palestra sobre o sistema ERAS. O ERAS (Enhanced Recovery After Surgery) –  na tradução para o português, Excelência em Recuperação Pós-cirúrgica – é um sistema de cuidados desenvolvido para reduzir o tempo de recuperação e as complicações pós-operatórias de pacientes submetidos a cirurgias de grande porte.

O palestrante convidado, o anestesiologista e capitão bombeiro, Paulo Alípio, explicou os principais pontos do protocolo, e como devem ser as condutas durante todo o processo operatório, antes, durante e depois, nos pacientes de alto risco. “Estas medidas devem ser adotadas por toda equipe. Vale sempre ressaltar que é mais fácil evitar problemas do que se livrar deles”, afirmou.

Os pontos centrais do ERAS abordam os principais fatores que mantêm os pacientes no hospital após a cirurgia. Dados do ERAS Implementation Program (EIP), apontam que o sistema ajuda a reduzir 30% do tempo de cuidados com o paciente e 50% das complicações pós-operatórias. O anestesiologista do HEAPN, Marco Polo, destacou a importância da apresentação do sistema para os colaboradores. “Muita coisa mudou na Medicina e não podemos parar no tempo. Devemos sempre estar atentos às condutas que realmente são necessárias, visando sempre o bem-estar e a pronta recuperação do paciente”, ressaltou.

A Sociedade ERAS, vinda do Grupo de Estudos ERAS, foi fundada em 2010, em Estocolmo, na Suécia, por acadêmicos de universidades de Edimburgo, Holanda, Noruega e Suécia. Hoje, o sistema está implementado em hospitais de referência em outros países da Europa, como Espanha, França, Inglaterra e Noruega, além do Canadá, e é estudado em muitos outros países de seis continentes.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde