HEAPN incentiva campanha de doação de óleo

O Comitê de Sustentabilidade do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN), em Duque de Caxias (RJ), mantém uma parceria com uma empresa de reciclagem ambiental para recolhimento de óleo de cozinha usado, envolvendo todos os colaboradores da unidade. Quem doa 2 litros de óleo em uma garrafa PET, ganha na hora, um detergente biodegradável de 500 ml. O ponto de coleta fica localizado na recepção administrativa do HEAPN.

A campanha cresceu e este mês prestou homenagem aos funcionários que mais ajudaram com esse gesto, no ano passado. Os três maiores doadores de óleo levaram para casa um kit com produtos de limpeza, contendo desinfetantes, sabão em pó, multiuso, dentre outros. Os setores desses colaboradores – Rouparia, Clínica Médica e Pediatra – também foram contemplados. O Comitê também sorteou dois kits para os colaboradores que trabalham na Cozinha do HEAPN.

O objetivo da homenagem foi agradecer a iniciativa de quem se preocupa com o meio ambiente. A colaboradora que mais doou óleo de cozinha foi a Coordenadora de Rouparia, Cristiane Batista. Ela destacou a importância dessa campanha e incentivou a participação de todos. “Minha irmã tem uma lanchonete. Vi esse trabalho aqui na unidade, achei muito interessante, útil e faço questão de participar. Sem contar que estamos ajudando o meio ambiente”, ressaltou.

Segundo dados do Comitê de Sustentabilidade, em 2015, foram coletados 236 litros de óleo de fritura usado. Nesse ano, até maio, já foram recolhidos, 78 litros. Uma média de 20 litros/mês de óleo que deixaram de ser despejados no meio ambiente, reduzindo assim, danos nocivos ao solo, lençol freático e, consequentemente, contribuindo com o nosso ecossistema. Cada litro de óleo vegetal pode contaminar até 1 milhão de litros de água.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde