HEAN faz simulação com colaboradores em Semana de Segurança do Paciente

Um treinamento diferente, promovido por meio de parceria entre os núcleos de Qualidade e Segurança do Paciente e o de Educação Permanente, do Hospital Estadual Anchieta (HEAN), no Rio de Janeiro (RJ), promoveu uma simulação com os enfermeiros e técnicos de enfermagem da unidade, durante a Semana de Segurança do Paciente. Os colaboradores refizeram todo o passo a passo de uma medicação ao paciente, descrevendo a atividade nos mínimos detalhes e sendo acompanhados pelos representantes dos setores envolvidos.

“Estamos aplicando uma metodologia nova de simulação para observar o cumprimento das normas de Segurança do Paciente pelos colaboradores. Assim observamos de perto todo o protocolo de atendimento e detectamos as possíveis falhas que podem ser cometidas, e corrigí-las”, informou o coordenador da Qualidade da unidade, Thiago Cachaldora. O HEAN possui cerca de 100 colaboradores, entre enfermeiros e técnicos.

A simulação foi feita individualmente, e o colaborador do NEP, Daniel Ferreira, se passou por um paciente em atendimento na unidade, simulando as principais situações que podem ocorrer, como risco de queda, falta de lucidez, alergias e outros. O profissional da saúde passa por todas as etapas na simulação, desde a higienização das mãos para início do procedimento e uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), até a passagem de plantão para o colaborador do turno seguinte.

“A gente acaba ficando nervoso e esquecendo algumas coisas por estar sendo observado de perto, mas é um treinamento interessante para ver as principais distrações do nosso trabalho”, comentou o técnico de enfermagem Rafael Peçanha, de 21 anos. Mas segundo Thiago, o intuito do treinamento não é punitivo, e sim educacional.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde