Hanseníase: saiba como identificar e tratar a doença

Com 30 mil novos casos por ano, a doença tem cura definitiva quando tratada de forma correta

No Janeiro Roxo, campanha voltada para a conscientização sobre os cuidados e a prevenção da hanseníase, e mês em que é celebrado o Dia Mundial de Combate à Hanseníase (29/1), conheça mais sobre essa doença que tem cura e pode ser tratada precocemente.

A hanseníase atinge cerca de 30 mil brasileiros por ano no país, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A doença é causada por pela bactéria Mycobacterium leprae, que age nos nervos, provocando lesões na pele e perda de sensibilidade. Silenciosa, a doença pode acometer qualquer pessoa, em qualquer faixa etária.

Com o passar dos anos, principalmente os nervos das mãos e pés sofrem lesões mais graves, gerando deformidades e incapacidade física. Porém, quando o diagnóstico é realizado nas fases iniciais, o tratamento leva à cura definitiva, sem sequelas para o paciente.

Como identificar?

De acordo com a SBD, os principais sintomas da hanseníase são manchas na pele, mudanças na sensibilidade térmica e tátil, pele seca e redução de força muscular. Mas é importante ficar atento a outros sinais:

· Sensação de fisgada, choque, dormência e formigamento ao longo dos nervos dos membros;

· Perda de pelo em algumas áreas e redução de transpiração;

· Dor e espessamento nos nervos periféricos;

· Caroços no corpo;

· Olhos ressecados;

· Feridas, sangramento e ressecamento do nariz;

· Febre e mal-estar geral.

Transmissão

Transmitida pelo ar, por meio do espirro ou tosse, e pela saliva, após contato próximo com um doente sem tratamento, a hanseníase, antigamente conhecida como lepra, pode demorar para se desenvolver.

Ao identificar sintomas, é essencial procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e início dos cuidados o mais breve possível.

A doença é longa e pode ficar escondida no organismo de dois a sete anos em média, por isso, é essencial que o diagnóstico dê origem à um trabalho de busca ativa, pois o paciente pode transmitir a doença para outras pessoas do seu círculo, antes de apresentar sintomas.

Tratamento

Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento da hanseníase consiste na prescrição de antibióticos. O uso imediato é essencial para barrar a transmissão da doença, que pode ser curada em até 12 meses após o tratamento feito de forma correta.

Não é necessário isolar a pessoa com hanseníase, como era feito no passado. A doença tem tratamento e pode ser curada.

Com informação e conscientização será possível vencer os estigmas e preconceitos enraizados na nossa sociedade.

Acompanhe o Blog Vida Saudável e acesse nossas redes sociais para mais informações!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde