Gestão da Pró-Saúde projeta empoderamento do farmacêutico hospitalar

O empoderamento do farmacêutico no ambiente hospitalar será um dos assuntos presentes no debate que envolverá mais de 500 profissionais da área, durante a segunda edição de Farmácia Hospitalar, promovido pela Pró-Saúde, uma das maiores instituições filantrópicas de gestão de saúde do Brasil.

Entre 20 e 24 de janeiro, mais de 20 hospitais gerenciados pela Pró-Saúde no País participarão de uma série de atividades sobre o tema “Entrega de valor da farmácia clínica para a sociedade”. O evento busca reforçar a valorização no atendimento clínico, marcando o Dia Nacional do Farmacêutico, comemorado em 20 de janeiro.

A proposta é dar sequência ao processo de aprimoramento da atividade farmacêutica e seus benefícios para a assistência ao paciente, em contraposição à uma percepção antiga de ação que resumia o trabalho ao controle e dispensa de medicamentos.

“O objetivo dessa semana é reconhecer o farmacêutico como um profissional fundamental no ambiente hospitalar. Trata-se do empoderamento do farmacêutico, das suas decisões e do seu conhecimento na assistência ao paciente”, ressalta o diretor Médico Corporativo da Pró-Saúde, Fernando Paragó.

Nas unidades gerenciadas pela entidade em todo o País, cerca de 1 milhão de atendimentos são realizados mensalmente. O farmacêutico é corresponsável pela assistência, com atribuições que incluem o diálogo com a equipe médica e de enfermagem sobre o tratamento realizado do paciente.

Para o diretor, a semana também irá destacar a entrega de valor ao paciente, bem como a capacidade e benefícios dessa interlocução como um todo para instituição. “Ao discutir a entrega de valor na farmácia clínica, a Pró-Saúde se alinha às melhores práticas mundiais da assistência. Nosso foco está nos resultados de excelência para os pacientes”, diz.

O valor mencionado por Paragó está relacionado ao conceito de valor em saúde, que vem crescendo no mundo. O debate é ainda mais importante diante dos desafios progressivos enfrentados, como envelhecimento da população, sustentabilidade e otimização de recursos.

Retrospectiva

Em 2019, na primeira semana voltada a área da farmácia pela Pró-Saúde, o tema escolhido partiu do Desafio Global de Segurança do Paciente, lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que projeta reduzir, em um período de cinco anos, os danos evitáveis associados a medicamentos.

Para alcançar as diretrizes, a entidade lançou novas metas de assistência ao paciente, reestruturando e consolidando a atividade farmacêutica nas unidades gerenciadas. A evolução na organização permitiu que fossem realizadas ações que proporcionam, inclusive, melhorias na relação custo-benefício, com resultados que serão disseminados pela entidade a partir desta segunda edição de Farmácia Hospitalar.

Um dos resultados envolve o Hospital Regional do Baixo Amazonas, na região amazônica. A unidade promoveu uma economia de R$ 1,3 milhão, após adotar um método de organização do uso de medicamentos denominado farmacoeconomia.

A estratégia adotada pelo Hospital Regional, localizado em Santarém (PA), buscou otimizar a utilização de medicamentos e melhorar a assistência ao paciente. A mudança, realizada na aplicação de ferramentas e métodos de trabalho, foi refletida diretamente ao usuário, gerando economia de recursos, mas ampliando o número de atendimentos, além de reduzir o tempo de espera para o início de quimioterapias.

A economia gerada com a gestão de medicamentos também proporcionou investimentos em profissionais na unidade, mantida pelo Governo do Estado, sendo gerenciado desde 2008 pela Pró-Saúde.

Programação

Nos hospitais gerenciados pela Pró-Saúde em todo o País, o início da 2ª Semana de Farmácia Hospitalar será nesta segunda-feira, 20/1, às 9h. Após cerimônia de abertura, as atividades continuam de acordo com a programação de cada unidade.

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica com mais de 50 anos de existência na gestão de serviços de saúde e administração hospitalar. Com 16 mil colaboradores, é uma das maiores do mercado. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 22 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde