Futebol diverte crianças internadas no Hospital Oncológico Infantil

Um futebol diferente e muito divertido animou as crianças e acompanhantes do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém. A programação faz parte da Colônia de Férias promovida pela unidade hospitalar, que visa proporcionar aos usuários um momento de descontração e brincadeiras. Com a tradicional bola de futebol, e um gramado de tecido especial, semelhante a um campo de futebol, a brincadeira permite a inclusão de crianças com mobilidade reduzida, que é o caso da maioria das crianças internadas, com limitações de esforço e movimento.

“Foi muito legal e divertido, nunca tinha jogado um futebol assim”, disse o pequeno T. D. S. R., de 12 anos. O mês de julho, geralmente, é muito esperado por todas as crianças, principalmente, por aquelas que já estão na fase educacional, pois coincide com as férias escolares, e o tempo para brincar aumenta. Foi pensando nisso que o Hospital preparou essa programação especial de Colônia de Férias, que vem sendo realizada, geralmente nas sextas-feiras, do mês de julho.

Para o pai da jovem A. C. P, de 11 anos, Carlos Pereira, a programação divertiu as crianças. “É muito bom a gente ver nos olhos dessas crianças a alegria de brincar, elas precisam disso, por mais que estejam enfrentando uma doença grave, elas precisam também se divertir, então, só tenho a agradecer ao Hospital por proporcionar esses momentos a todos nós” ressalta o pai.

A primeira edição da colônia de férias ocorreu no dia 15/07, com tema Artes. Nesta segunda edição, ocorrida na última sexta-feira (22/07), o tema foi futebol. Além do bate bola, as crianças também acompanharam o trabalho do músico Guto Risuenho, que é um voluntário do Hospital.

Segundo a Coordenadora de Humanização, Paula Viana, o objetivo da Colônia de Férias é proporcionar as crianças momentos de muita brincadeira, e transformar o Hospital em um ambiente mais leve a aceitável. “Sabemos que criança gosta de brincar, mesmo que o tratamento seja difícil e muitas vezes doloroso. Na maioria das vezes, elas estão dispostas a brincar, a se divertir e sorrir. Então esse é nosso papel aqui, proporcionar a elas esses momentos, e fazer com que o tratamento seja aceito da melhor forma possível” relata.

Colônia de Férias – É um projeto considerado sazonal, e vem sendo realizadas em uma área especial do Hospital, denominada como Solário. Espaço aconchegante, ao ar livre e que proporciona às crianças uma sensação de estarem fora do hospital, indo ao encontro exatamente do objetivo do projeto, que é transformar o ambiente hospitalar, em um ambiente agradável, o mais próximo possível da realidade vivenciada por essas crianças quando estão em casa, brincando e aproveitando as férias.

Decoração – Neste mês de julho, a equipe de Humanização do Hospital preparou uma decoração especial, para que todos entrassem no clima do verão, estação que predomina na região. O tema Praia foi o escolhido. Pipas, bolas, coqueiros e sol estão espalhados pelo hospital, decorando as áreas internas comuns a todos os usuários. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde