Funcionários do Oncológico se emocionam ao pintar tela desenhada por Mama Quilla

Obra colaborativa foi criada em homenagem ao Dia da Enfermagem (12/5) e fará parte do acervo do hospital

O uso da pintura como vetor de estímulo à criatividade de enfermeiros e técnicos de enfermagem foi uma das ações com maior adesão durante a Semana da Enfermagem do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, seguida pelas Rodas de Conversas com trocas de experiências.

Nesta quarta-feira (25/5), a Diretoria Assistencial do Oncológico fez a entrega oficial da tela para a equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem. A peça de arte passa a ser objeto decorativo no hospital.

A ação sociointegradora, realizada na última sexta-feira (20/5), resultou em variadas expressões artísticas, muitas das quais estão relacionadas diretamente ao contexto da prática profissional da área assistencial.

O setor de Humanização do Oncológico Infantil planejou a ação da pintura que contou com o apoio voluntário da artista paraense Mama Quilla, a qual esboçou a tela, fazendo com que o trabalho artístico pudesse ser conduzido pelos amadores, que demonstraram sua veia artística com uso de pincel e tintas.

Uma das profissionais que participou da iniciativa foi Joeli Brito, que integra a equipe de enfermeiras das Unidades de Internação do Oncológico Infantil.

“Foi uma experiência nova para mim. Me senti muito bem, despertou felicidade estar ali pintando. Achei que me ajudou muito a conhecer melhor a arte”, comentou Joeli que gostou tanto da atividade que já está com planos de fazer um curso de pintura em tecido.

A tela mede 70 por 120 centímetros e apresenta em sua parte central a imagem de um enfermeiro oferecendo atendimento, o que expressa um serviço humanizado.

A obra foi inspirada no logotipo do Hospital Oncológico Infantil, cuja imagem é um sol com brilho multicolor, e ficará como peça de uso permanente na decoração da unidade hospitalar.

O hospital possui uma estrutura de cinco andares e em todos os espaços comuns há a presença da arte em diferentes telas, muitas das quais foram elaboradas em oficinas de artes conduzidas pelo setor de Humanização.

“Esta ação de cunho colaborativo com os enfermeiros e técnicos foi para permitir que muitos deles pudessem expressar seus sentimentos e deixassem suas marcas eternizadas como lembrança”, comentou a diretora Assistencial do Oncológico Infantil, Lorena Portal, sobre a ação artístico-integradora.

O Oncológico Infantil é uma Unidade do Governo do Estado, gerenciada pela Pró-Saúde. O hospital é referência no tratamento de crianças e adolescentes com câncer entre 0 e 19 anos e atende cerca de mil pacientes por mês, com origem de municípios do Pará e Estados vizinhos, como o Amapá.

A unidade hospitalar foi a primeira com atendimento à oncologia pediátrica no Pará a alcançar o nível máximo de certificação de qualidade concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde