Fisioterapia por videoconferência já é realidade no Hospital Metropolitano durante a pandemia

A medida visa, principalmente, proteger pacientes do grupo de risco da contaminação pela Covid-19

Os cuidados para evitar o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19) continuam no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA). Neste cenário mundial, uma das medidas tomada pela unidade, gerenciada pela Pró-Saúde, é a realização de fisioterapia via webcam, principalmente para pacientes que estão no grupo de risco.

A reabilitação ocorre com acompanhamento de um profissional que monitora e ajusta as atividades do paciente à distância, ou seja, fisioterapeuta e o paciente não se encontram no mesmo local. O atendimento é feito via Skype ou qualquer outra ferramenta de interação por vídeo.

Essa técnica ganhou espaço no Hospital Metropolitano por oferecer um novo formato de atendimento, práticas alternativas, segurança para o paciente, já que obedece todas as orientações para evitar a contaminação pela Covid-19.

“O trabalho da equipe de fisioterapeutas por meio de chamadas de vídeo tem ajudado muito na recuperação de pacientes. Eles precisam estar tranquilos para fazer os procedimentos. Imagine se trouxéssemos todos para a unidade? A preocupação em relação a contaminação deixaria eles tensos para a reabilitação”, destaca a fisioterapeuta, Michelle Melo.

Dados atuais mostram que 136 pacientes passam pelo processo de reabilitação no HMUE, sendo que quase 90% dos atendidos estão dentro do grupo de risco. Uma dessas pessoas é a Hester Monteiro, de 48 anos, que precisou de atendimento no Metropolitano após acidente de moto.

A paciente passou por sessões de fisioterapia através de vídeo chamada e gostou da novidade. “Já estava acostumado com um profissional do meu lado. No começo do tratamento em casa foi estranho, mas hoje eu gosto. Além de não sair de casa, não fico vulnerável ao coronavírus”, disse.

O diretor Hospitalar, Itamar Monteiro, explica que as ações prezam pela segurança dos pacientes e ressalta a sensibilidade dos colaboradores no atendimento dessas pessoas. “Inovamos com a realização de sessões de fisioterapia a distância através de videoconferência. Essa proposta realizada por nossos profissionais demonstra responsabilidade no tratamento médico hospitalar, principalmente para as pessoas que estão no grupo de risco”.

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO, autorizou, por meio da Resolução nº 516, e publicada no Diário Oficial da União no dia 23 de março, os serviços de teleconsulta, teleconsultoria e telemonitoramento. A medida atende às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), com o propósito de assegurar o bem-estar à população.

A medida leva em consideração a autonomia e independência e os profissionais podem determinar quais pacientes ou casos são capazes de atendimento ou acompanhados à distância.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde