Festa Junina no Hospital Oncológico Infantil mostra para crianças em tratamento a importância da prevenção ao coronavírus

A alegria e o colorido das festas juninas tomaram o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, nesta quarta-feira, 24/6. Referência para o tratamento de crianças e adolescentes com câncer no Pará, a unidade gerenciada pela Pró-Saúde adaptou os festejos para crianças e colaboradores levando também orientações para prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).

Neste ano, seguindo todas as regras de proteção e distanciamento, brincadeiras típicas como pescaria e apresentação da quadrilha, formada por colaboradores da unidade, foram realizadas pelos corredores e na brinquedoteca, com o objetivo de celebrar a cultura junina e manter uma tradição que já se repete por cinco anos no hospital.

“As atividades musicais de cantar, tocar um instrumento e ouvir música, entre outras ações lúdicas exercem um papel terapêutico que auxilia na melhoria da qualidade de vida do usuário. Com esse período junino, trouxemos as músicas, enfeites e roupas personalizadas para mostrar os cuidados que devemos ter para evitar a contaminação da Covid-19. Isso facilita a aprendizagem do usuário”, ressaltou Aguinaldo Neto, brinquedista do Oncológico Infantil.

Para a apresentação da quadrilha, os colaboradores ensaiaram coreografias que ensinavam como se prevenir contra a Covid-19 e reforçavam as orientações sobre uso de álcool em gel e distanciamento social. A 5ª edição do Arraial do Oncológico Infantil contou ainda com um cardápio especial para colaboradores e usuários, e uma adaptação do ‘Correio Elegante’, que foi montado com uma troca de mensagens de motivação e agradecimento escritas pelos profissionais da unidade.

Maria das Graças é avó do pequeno Kaique Romero da Silva, de 7 anos. Há um ano e meio é ela quem acompanha o garoto nas consultas e internações no hospital. Para ela, o clima junino fez o dia de consulta do neto ainda mais feliz. “Ele ama estar no Hospital e brincar com as outras crianças. Hoje está bem mais alegre”, diz.

As celebrações juninas no Hospital Oncológico Infantil serão realizadas até o final do mês com brincadeiras para crianças internadas com apresentação de músicas típicas nos andares. De acordo com Jaasai Ribeiro, auxiliar administrativo da equipe de humanização do hospital, as ações que envolvem celebrações de datas comemorativas auxiliam no acolhimento às necessidades sociais e emocionais dos usuários, amenizando o efeito da hospitalização, além de promover o bem-estar e levar um momento de alegria para os profissionais de saúde.

“O Hospital trabalha com esse olhar sensível e diferenciado em relação às necessidades do usuário, que acaba deixando parte da vida social quando inicia um processo de tratamento contra o câncer. Então procuramos associar vivências de alegria e bem-estar para as rotinas do paciente no Hospital e proporcionar também uma atenção especial aos profissionais de saúde, com um momento de descontração e relaxamento. Isso tudo influencia positivamente no tratamento”, destacou.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde