“Eu nunca desisti da minha filha”

No CAPS AD de Mogi das Cruzes, histórias de luta contra a dependência química envolvem o apoio familiar, a resiliência e a força de vontade pela vida longe das drogas

Mesmo recente, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), inaugurado em janeiro de 2019, em Mogi das Cruzes (SP), começa a escrever histórias de superação e enfrentamento de pessoas contra a dependência química.

São relatos difíceis, mas vitoriosos. “Minha primeira experiência com as drogas começou ainda na adolescência, aos 15 anos. Aos 21, quando comecei a usar crack, fui internada pela primeira vez”, relembra uma paciente de 32 anos cuja história de superação tem levado alegria e otimismo para a família, em especial para seu pai.

A história da jovem se une a de vários outros pacientes que, juntos, somaram 15 mil atendimentos na unidade desde sua inauguração.

“Morei por dois anos na rua, mas o meu pai sempre me ajudou. Cheguei a ficar sem usar drogas por cinco anos, mas, no começo deste ano, tive uma recaída. Foi quando descobri o CAPS AD”, conta.

O atendimento é ambulatorial. Nele, o paciente tem acesso a consultas, oficinas, entre outras atividades, e volta para casa ao final do dia. O tratamento personalizado leva em consideração as necessidades e o perfil do paciente, mas o apoio familiar é fundamental.

A jovem explica que sua rotina na unidade envolve o acompanhamento com psicólogos e psiquiatras, além da realização de atividades. A rotina parece ter voltado ao normal, para a alegria de seu pai.

“Nunca desisti da minha filha”, orgulha-se. “A pessoa precisa ter força de vontade, mas o CAPS dá todo o suporte e estrutura, sem contar que é gratuito. Fico muito feliz de ver sua recuperação, estamos todos os dias juntos”, conta o pai aliviado. O amor pela filha sempre foi mais forte.

“Quando ela usava drogas, ia procurá-la em São Paulo. Largava o meu trabalho em Mogi das Cruzes para tentar ajudá-la. Fiquei paranoico quando ela voltou a usar drogas no início do ano. Agora estou tranquilo”, ele disse.

O CAPS AD oferece atendimento aos usuários de álcool e drogas que buscam se livrar da dependência. Entre os serviços disponíveis estão consultas com médicos psiquiatras e ações de acolhimento. Do total de 15,3 mil atendimentos, 4.618 se referem ao serviço de enfermagem, 3.320 consultas com psicólogos, 2.410 consultas com psiquiatras e 1.425 com assistentes sociais. Também foram realizadas até o momento 3.607 atividades terapêuticas, entre música, dança, caminhada e artesanato. A abordagem do atendimento é feita de maneira individual ou coletiva.

Desde a sua inauguração, o CAPS AD é gerenciado pela Pró-Saúde, por meio de um contrato firmado com a Prefeitura da cidade. “Esse modelo de gestão proporciona flexibilidade e agilidade nos processos que envolvem o atendimento ao paciente, proporcionando a especialização e um tempo mais curto para o atendimento na saúde pública”, afirma a gerente do serviço, Elvira Zocal.

Com mais de 50 anos de atuação, a Pró-Saúde é uma das maiores entidades filantrópicas de gestão em serviços de saúde e administração hospitalar no País. Seu trabalho de Inteligência permite o permanente aprimoramento das práticas de saúde realizadas na assistência aos pacientes.

“Antes, não tinha filhos. Pensava que se acontecesse algo comigo era só eu. Agora não. Além de ter uma filha de 3 anos, estou grávida e perto do final da gestação”, diz a jovem.

O pai se emociona ao olhar para a filha. Desistir nunca esteve nos seus planos, ele revela. Motivado, segue acompanhando a filha em todos os momentos. Sabe que a luta contra a dependência química não acaba — é permanente. E diz estar mais seguro com o apoio o atendimento que jovem recebe no CAPS AD.

“O conselho que posso dar é nunca desistir. Por pior que seja a situação, nunca devemos desistir de ajudar um filho”, ele reforça.

O diretor técnico do CAPS AD, o médico psiquiatra Eduardo Guidolin, concorda com o pai da jovem. “Tendo o apoio da família as chances de termos sucesso aumentam muito. A família desempenha um papel essencial, lembrando dos horários dos medicamentos, levando para as atividades, além das conversas de fortalecimento”, ressalta.

O CAPS AD funciona na rua Júlio Mobaid, número 61, na Vila São Francisco, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.