“Estamos aqui por você, fiquem em casa por nós”

Profissionais de saúde do Hospital Yutaka Takeda recebem homenagem pela dedicação à segurança do paciente

Os profissionais de saúde estão recebendo diversas homenagens por todo o país devido ao trabalho desenvolvido para cuidar e salvar vidas durante o atual momento de pandemia no mundo, causado pela Covid-19, o coronavírus.

Nesta terça-feira, 24, os colaboradores do Hospital Yutaka Takeda, em Parauapebas, no Estado do Pará, também receberam homenagens e foram parabenizados pelo esforço e trabalho de conscientização sobre a doença para toda população no entorno da unidade.

O reconhecimento foi promovido pela equipe multiprofissional do Yutaka Takeda, unidade gerenciada pela Pró-Saúde, que elevou o clima de esperança de todos os profissionais da unidade. A homenagem foi realizada de forma simbólica, com alguns dos profissionais vestindo roupas de super-heróis, sendo o símbolo de coragem e força.

Para Tamiris Ferreira, nutricionista da Yutaka, a ação surpresa foi planejada para mostrar aos profissionais como eles são importantes e essenciais nesse período de dúvidas e insegurança. “Tudo foi programado com muito carinho para desejar muita força, proteção e luz aos nossos colegas de trabalho que estão na linha de frente no combate a esse vírus”, disse.

Já a enfermeira Priscila Rodovalho, reforçou a necessidade do uso adequado e racional dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a importância da higienização das mãos, como mecanismo de prevenção. “Nós, profissionais da saúde, estamos a postos. Vamos enfrentar o que for preciso e acreditem, iremos vencer”, frisou.

As homenagens foram concluídas com orientações de psicólogas do hospital, reforçando a necessidade de os colaboradores estarem preparados para os impactos psicológicos frente à pandemia, e que sentimentos como medo e angústia são normais, sendo possível enfrentá-los com muita reflexão, seguindo sempre as diretrizes e protocolos de atendimento e segurança.

Posteriormente, os profissionais de diferentes áreas da unidade, realizaram uma foto orientando as pessoas que podem ficar em casa para se cuidarem, enquanto a assistência era garantida por eles.

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e, desde 1997, é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

A unidade possui importantes certificações, a de Hospital Acreditado em Excelência – Nível 3, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. E foi o primeiro Hospital no Brasil certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

Entre as conquistas de destaque da unidade também está o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam); e o recebimento de placa de reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH).