Equipe multidisciplinar do Hospital Yutaka Takeda integra biomédico no cuidado do paciente

O Hospital Yutaka Takeda (HYT), em Parauapebas, gerenciado pela Pró-Saúde, decidiu aumentar a equipe multidisciplinar, que atua de forma conjunta na assistência aos pacientes internados na Unidade. Com o objetivo de ampliar o cuidado e buscando constante aperfeiçoamento de práticas assistenciais, o time passa a contar, a partir de agora, com um profissional biomédico.

A participação deste profissional contribuirá nas discussões dos casos, apoiando os embasamentos técnicos de fatores que podem interagir nos resultados, nos esclarecimentos de dúvidas, na agilidade das análises clínicas, entre outros.

Para Pablo Pierre, biomédico e Coordenador do Laboratório de Análises Clínicas do HYT, no âmbito hospitalar, o biomédico atua em conjunto com o médico, fornecendo dados analíticos que contribuem para a tomada de decisões e monitoramento da terapêutica empregada. “Participar da equipe multiprofissional me permite analisar a condição clínica do paciente, identificar potenciais interferentes analíticos e sugerir métodos diagnósticos personalizados”, declarou Pablo.

Segundo a nutricionista do HYT, Tamiris Dias, a formação de uma equipe multidisciplinar permite que a Unidade ofereça um tratamento diferenciado aos pacientes, com maior qualidade e segurança dos serviços. Outro ganho é o acompanhamento por profissionais engajados em um mesmo objetivo, que é a recuperação do paciente. “A principal vantagem desse modelo é a percepção e o tratamento integral do paciente a partir de diversas visões dos profissionais envolvidos no caso. Esse modelo amplia a qualidade da saúde e o bem-estar dos pacientes”, enfatizou a profissional.

“A agilidade no tratamento visando a recuperação dos pacientes, redução de eventos adversos, otimização do atendimento, percepção diferenciada do quadro clínico e uma maior colaboração entre os profissionais, são os principais benefícios do modelo de atenção multidisciplinar aplicado no HYT”, afirmou Tamiris.

Atualmente no Hospital Yutaka Takeda, a equipe multidisciplinar é composta por profissionais Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Assistente Social e agora o fortalecimento do time com a inclusão do Biomédico. Estes profissionais atuam realizando rounds diários com discussões de casos, condutas e previsão de alta, resultando nos planos terapêuticos dos pacientes internados de acordo com os critérios definidos no manual multiprofissional da instituição, para a prestação de uma assistência segura centrada no cuidado.

O Hospital

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997. Possui ambulatório para consultas eletivas com 20 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos. Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

A Unidade possui importantes certificações, a de Hospital Acreditado Pleno – Nível 2, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. E foi o primeiro Hospital no Brasil certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição. Além disso, recentemente o Hospital foi certificado com o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), em reconhecimento às boas práticas adotadas na cozinha do hospital.