Época Negócios posiciona Pró-Saúde entre as cinco melhores em Governança Corporativa

Anuário Época Negócios 360° coloca a entidade filantrópica em evidência entre as empresas do setor de Saúde

A Pró-Saúde, umas das maiores entidades filantrópicas de gestão hospitalar no país, ganhou destaque no anuário Época Negócios 360°, ao conquistar o quinto lugar na dimensão Governança Corporativa, entre as empresas do setor de Saúde neste ano.

Aprimorado em 2019, o programa de Governança Corporativa da instituição trata das relações entre os diversos stakeholders (internos e externos), e aponta estratégias para assegurar a implementação e manutenção do modelo de gestão corporativo de forma integrada e colaborativa, mediante constante monitoramento, suporte e avaliação de desempenho das unidades, em prol da excelência e sustentabilidade institucional.

“O foco do sistema de gestão é garantir que os objetivos das lideranças e profissionais estejam alinhados com os da organização. A pandemia da Covid-19 impôs novos desafios, então instituímos um planejamento por performance nas unidades, sempre avaliando indicadores estratégicos”, explica Wagner Augusto Portugal, diretor Executivo-Geral da Pró-Saúde.

Na publicação da Época, os critérios de pontuação consideraram informações sobre a composição e a atuação dos conselhos, a forma de comunicação com públicos variados, o cumprimento de exigências legais e a conduta nos negócios.

A própria edição da revista pontua que a “Governança reforçada é um imperativo crescentemente forte e necessário para garantir a longevidade da empresa e, também, para conseguir recursos num mercado de capitais cada vez mais desenvolvido”.

Pandemia

Durante a pandemia da Covid-19, a Pró-Saúde gerenciou o Hospital de Campanha do Hangar, um dos maiores do Brasil, localizado em Belém (PA). 

Ranking global

No ranking geral do anuário da Época, que elenca as 418 melhores grandes empresas, em 25 setores da economia, a Pró-Saúde ficou na posição 297. Para definição do resultado, foram avaliadas seis dimensões da gestão: Desempenho Financeiro, Governança Corporativa, Pessoas, Inovação, Visão de Futuro e Sustentabilidade, com dados referentes ao exercício de 2020.

O cenário econômico mundial, severamente atingido pela pandemia da Covid-19, também foi abordado ao longo das páginas da publicação, que clarificou como “uma crise sem precedentes”, que tem obrigado empresas a rever toda a sua operação. “Recontar e reencontrar o passado, para (re)construir o futuro. Neste ano zero de 2021, celebramos a resiliência, o impacto e a competitividade das empresas capazes de se manter relevantes – uma façanha”, destaca a publicação.

“Os esforços organizacionais permitem que cumpramos a nossa missão, que é cuidar de vidas, e oferecer saúde pública de excelência nas cinco regiões do Brasil”, finaliza Wagner Portugal.

As informações analisadas pela Época Negócios vêm de amplos questionários preenchidos pelas empresas e de dados de balanços publicados ou enviados pelas companhias inscritas. Todo o processo, via internet, possui controles para garantir a segurança dos dados. As campeãs setoriais e a Empresa do Ano passam ainda pelo crivo de um júri.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde