Entrega de presentes e ações de voluntários fazem Natal dos pacientes do HRBA

Ao longo do mês de dezembro, profissionais e voluntários do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), se juntaram para proporcionar momentos de alegria e conforto aos pacientes internados na Unidade, com diversificadas atividades natalinas.

“Eu faço tratamento há seis anos na Oncologia e só tenho a agradecer a todos os profissionais do Hospital. Este Hospital é uma bênção de Deus. Tenho certeza de que se ele não existisse, eu não estaria vivo”, afirma Pedro dos Santos, de 58 anos. Ele já passou por todas as fases do tratamento de câncer e, hoje, realiza apenas acompanhamento médico. Como forma de agradecer tudo o que já superou, ele é um dos voluntários que visitou os pacientes do HRBA. 

Nesta véspera de Natal, foram entregues cartas com mensagens de fé e esperança a todos os pacientes internados, acompanhados do Papai Noel e de um saxofonista. “O Natal com uma mesa farta e um coração vazio, não é Natal. Nós precisamos ver Jesus na pessoa do próximo. Não adianta ir à igreja rezar, não adianta reunir a família, se a gente não faz nada em prol de quem precisa, e as pessoas que estão aqui no Hospital não podem ter um Natal como desejam, por conta das enfermidades. Então, nós tiramos um pouco do nosso tempo para trazer o Natal para elas”, diz Sabrina Chaves que integra o grupo “Marias de Deus”, sendo que é o terceiro ano em que percorrem os leitos do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). 

Cantando o Amor

Para deixar o Hospital ainda mais no clima de Natal, o grupo “Cantando o Amor”, também formado por voluntários, visitou a Clínica Oncológica, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e Hemodiálise para levar alegria, fé e emoção por meio da música aos usuários.  “É um momento muito especial, tanto para os pacientes quanto para os voluntários. Isso não tem preço, porque nós nos enchemos de alegria ao fazer o bem ao próximo. Sabemos que é muito difícil a realidade de cada um que está internado aqui, longe de seus familiares, dos seus amigos… às vezes até sem previsão de ir para casa. Então é importante não perder a essência de Jesus no Natal”, conta o enfermeiro Fábio Fonseca.

Entrega de presentes 

Todas as crianças internadas no HRBA receberam os presentes que pediram ao Papai Noel. Cada uma descreveu o que queria ganhar, em uma carta, que foram apadrinhadas pelos profissionais da Unidade. Quando o bom velhinho apareceu, a alegria foi geral. “Eu gostei muito do Papai Noel ter vindo e ter trazido um presente pra mim”, agradece Tarcísio Sousa, de 8 anos. 

“É muito gratificante ver, no sorriso dela, o quanto ela fica feliz. Eu também estou muito emocionada”, diz Eda Ferreira, mãe da pequena Élida, que mora no Hospital. Para o Papai Noel, não há maior recompensa do que ver a reação das crianças. “Ver o sorriso no semblante das crianças traduz o significado do Natal. Eles estavam muito ansiosos para ver o Papai Noel e receber um presente”, conta o enfermeiro Dênis Vasconcelos.

Árvore de Natal Sustentável

A Árvore de Natal Sustentável do HRBA já é tradição durante o período natalino de Santarém. A programação já ocorre há 8 anos, sempre com uso de materiais recicláveis para despertar a atenção do público sobre a importância da preservação do meio ambiente. Este ano, a árvore de 8 metros de altura foi confeccionada com frascos vazios de soros. Após o uso, o material será reciclado e transformado em sacos plásticos. A ação tem a intenção de, além de refletir sobre o nascimento de Jesus, falar sobre a importância da conservação do planeta e dos recursos naturais.

Essa programação natalina contou com várias apresentações musicais. A chegada do Papai Noel foi a cavalo, com participação da Polícia Militar. A equipe de equoterapia da PM, também esteve presente para que as crianças pudessem participar dessa atividade terapêutica com cavalos. “Nosso objetivo é tornar o Hospital um ambiente mais acolhedor para que eles se sintam, apesar de estarem aqui, amparados e possam aproveitar este período de Natal e recebam carinho e amor. Isso influencia diretamente no tratamento deles”, afirma o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.
 
Gameterapia

Outra novidade para as crianças internadas no HRBA foi a modernização do projeto de Gameterapia. O projeto que é executado desde 2016, ganhou um videogame de última geração. A interação com os jogos estimula a atividade cerebral, facilita a aceitação ao tratamento proposto, reduz gastos com outras terapêuticas, retira o foco da dor, melhora o bom humor e permite reabilitação motora. “A Gameterapia é uma situação muito interessante. Às vezes, a criança não tem consciência da necessidade da fisioterapia e não quer colaborar com essa atividade, que é tão importante para ela, principalmente as que estão acamadas. Então, quando realizamos a Gameterapia, é uma situação lúdica, porque a criança viaja nos jogos, viaja na imaginação virtual e pode, por meio dessa atividade, fazer justamente as atividades de fisioterapia que ela normalmente não se sentiria estimulada para fazer”, explica o diretor Técnico do Hospital, Epifanio Pereira.

Hospital

O Hospital Regional do Baixo Amazonas é um estabelecimento de saúde especializado em casos de média e alta complexidades, reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil, sendo referência para uma população de 1,1 milhão de pessoas residentes em 21 municípios do Oeste do Pará. A instituição é certificada pela Organização Nacional de Acreditação com o nível máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde