Enfermeira do HMMC recebe ‘Prêmio Anna Nery”

A enfermeira do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), em Mogi das Cruzes (SP), Simone de Fátima Oliveira, recebeu o “Prêmio Anna Nery”, concedido aos melhores profissionais de enfermagem do Estado. O Ato de Outorga da entrega da medalha foi realizado no auditório da Câmara de Vereadores de Mogi das Cruzes, que estava lotado.

“Após muitos anos de luta e determinação, receber uma homenagem junto aos meus colegas enfermeiros que tanto se dedicam ao bem estar do próximo, representa uma expressão máxima de reconhecimento”, disse Simone, que trabalha no setor de Internação do HMMC.

“Como uma sonhadora, acredito fielmente que, com pequenas ações, podemos fazer do mundo um lugar melhor, e, assim como todo profissional da saúde, fico feliz em ter a oportunidade de ajudar, confortar e recuperar as esperanças daqueles que passam por momentos de grandes dificuldades e vê-los felizes em poder confiar e acreditar na nossa competência”, destacou. “Seguindo esse raciocínio, e tendo vivenciado complicações médicas dentro do ambiente familiar, decidi que não mais queria me ver impotente perante a necessidade do próximo”, finalizou Simone.

A enfermeira começou os estudos como assistente e técnica de Enfermagem. Em 2009, se formou como enfermeira e dois anos depois se especializou em cuidados intensivos.

O ato de outorga contou com representantes do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), além do vereador de Mogi, Iduigues Ferreira Martis. Outros 21 enfermeiros de todo o Estado foram homenageados.

Anna Justina Ferreira Nery, mais conhecida como Anna Nery, foi a matriarca da enfermagem no Brasil. Após ver os dois filhos serem convocados para a Guerra do Paraguai, em 1865, Anna pediu para ser voluntária e seguir com os filhos. Durante toda a campanha, prestou serviços ininterruptos nos hospitais militares e no front . Viu morrer na luta um de seus filhos. Ela faleceu no Rio de Janeiro aos 66 anos de idade, em 20 de maio de 1880.

Fotos: Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde